2° Festival da Cultura Tropeira de Itabira é iniciado em Ipoema
Além da programação artística, o evento acolhe o Seminário Nacional da Cultura Tropeira realizado em parceria com o NATA
As ruas de Ipoema foram contagiadas pelo espírito tropeiro! Seguindo a tradição e a vocação do distrito para o tropeirismo, na tarde de terça-feira (25) foi dada a largada para as atividades do 2° Festival da Cultura Tropeira de Itabira, realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Durante a abertura do evento na frente do Museu do Tropeiro, autoridades locais e do município, além de representantes da comunidade e visitantes, estiveram presentes.
Na oportunidade, um cortejo foi realizado com os alunos da rede pública de Ipoema para homenagear os tropeiros e toda a potência da história oral presente na região. Ainda houve as apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicotes e as Trovadoras. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), reforçou a importância de se ensinar sobre o legado tropeiro nas escolas, de preservar a memória e resgatar todo o contexto do distrito na história do Brasil.
“Ano passado conseguimos aprovar o projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal para tornar obrigatório o ensino do tropeirismo nas escolas públicas de Itabira. Tenho muito orgulho da minha terra ter esse legado, essa tradição e precisamos olhar para isso. A cultura tropeira precisa também ser valorizada para o fortalecimento do turismo local”, destacou o prefeito.
Após o discurso, Marco Antônio Lage recebeu das mãos do presidente do Núcleo de Amigos da Terra e Água (NATA), Carlos Solera, parceiro no Seminário Nacional da Cultura Tropeira, a Comenda Tropeira Brasil, importante reconhecimento da valorização tropeira em Itabira.
Eleni Cássia, ex-diretora do Museu do Tropeiro e integrante do NATA, falou sobre a necessidade de sempre envolver as escolas com a história tropeira para garantir o conhecimento para as gerações futuras. “O Museu do Tropeiro foi escolhido pelo seu acervo incrível, além da vocação espontânea para preservar o tema. Todo esse trabalho é resultado de muito estudo e pesquisa”, disse Eleni, que na oportunidade, também palestrou sobre o tema “Mineração e Tropeirismo em Minas Gerais”.
Grandes nomes passaram pelo circuito de palestras do Seminário Nacional da Cultura Tropeira na abertura, como Charles Moraes de Lima, Eloi Zanetti e Valter Fraga Nunes, que falaram sobre “Cultura Tropeira como Patrimônio Nacional”. A programação gratuita do 2° Festival da Cultura Tropeira continua até o dia 1° de maio. Confira:
27/04 – Quinta-feira Manhã – Bloco V
9h – Palestra: Equinos – o bem-estar animal Sergio Lima Beck
9h45 – Café com Prosa Tropeira 10h – Palestra: O Poder dos Museus na Cultura Tropeira Gilson Antônio Nunes
11h – Painel: A Cultura Tropeira em Ipoema como instrumento transformador na escola Valéria Aparecida Rosa dos Santos, Thalisson Henrique Xavier, Gabriel Henrique dos Santos Dias e Miguel Fernandes Barbosa Nunes
12h – Debates e encerramento do Bloco V Tarde –
Bloco VI 14h – Palestra: Tropas, Tropeiros e Tropeirismo – um movimento que transformou o Brasil Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli
16h15 – Café com Prosa Tropeira
16h30 – Palestra: A Proteção Jurídica dos Caminhos Históricos Marcelo de Azevedo Maffra
18h – Debates e encerramento do Bloco VI
28/04 – Sexta-feira Manhã – Bloco VII
9h – Palestra: Tropa, Ranchos e Memórias Zara Simões
9h45 – Café com Prosa Tropeira 10h – Palestra: Herança da Cozinha Tropeira nos Fogões de Minas – Marcia C. Nunes
11h – Palestra: Tropeiros do Queijo – Túlio Madureira
12h – Encerramento do Bloco VII Tarde
Bloco VIII
14h – Palestra: Antigos Pratos da Cozinha Gaúcha do Tropeirismo Marco Aurélio Angeli
15h – Legado Tropeiro: Cultura, Cotidiano e Trabalho Agenor Jaime Guerra Bretas
16h – Palestra: Projeto Tropeiro Brasil – Atualizações Carlos Solera
16h30 – Roda de Conversa e Dinâmica: avaliação do evento, passos futuros e considerações
Mediador: Carlos Solera
18h – Encerramento do Bloco VIII
Atrações artísticas – 2º Festival da Cultura Tropeira
28/04 – Sexta-feira
9h – Abertura oficial e bênção aos cavaleiros em Santa Bárbara
19h – Solenidade de abertura do 20º Aniversário do Museu do Tropeiro e 10 anos de Itabira como Capital Estadual do Tropeirismo
Praça de Ipoema
21h30 – Show Guito
29/04 – Sábado
Chegada das Comitivas
14h – Almoço
15h30 – Concentração no campo
16h – Cortejo
16h30 – Benção dos cavaleiros Campo do Aliança
21h – Show Rondinele Viola e Glauciano
23h – Show Cezar e Paulinho
00h30 – Show Papo de Viola
30/04 – Domingo
13h – Aula Show de Culinária Tropeira
16h – Show Samba 360 Eles e Elas
01/05 – Segunda-feira
Visita guiada ao Museu do Tropeiro
*Com informações da Prefeitura de Itabira