A 17ª Companhia Independente da Polícia Militar divulgou, nesta sexta-feira (10), um balanço das ações e operações de combate às drogas na região do Médio Piracicaba em 2024. Segundo os dados, 259 pessoas foram presas por tráfico de drogas em Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Dionísio, Dom Silvério, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e Sem-Peixe.
Além das prisões, 193 pessoas foram conduzidas por uso/consumo de substâncias ilícitas. “Por meio de operações integradas, abordagens estratégicas e inteligência policial, foram realizadas ações e operações que desarticularam esquemas criminosos e retiraram uma grande quantidade de substâncias ilícitas de circulação”, informou a 17ª Cia em comunicado enviado à imprensa.
Ao longo do ano, os policiais militares apreenderam diversos tipos de entorpecentes, entre maconha, cocaína, crack e outros tipos de drogas. Dentro das ações realizadas, a Polícia Militar destacou que, em uma das operações, houve o estouro de um laboratório de cultivo e preparação de drogas no povoado do Carvalho, na zona rural de Rio Piracicaba.
“As ações contribuíram significativamente para a redução dos índices de criminalidade, reforçando a segurança e a tranquilidade da população. As operações de combate ao tráfico de drogas continuarão em 2025, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à criminalidade e a promoção de um ambiente mais seguro para todos”, finalizou a PM.
No total, foram apreendidos:
– 810 buchas de maconha;
– 44 cigarros de maconha;
– 131 tabletes/barras de maconha;
– 168 porções de maconha;
– sementes de maconha;
– 20 invólucros de cocaína;
– 56 porções de cocaína;
– 113 papelotes de cocaína;
– 3 kg de pasta base de cocaína;
– 1736 pedras de crack;
– 2 kg de crack;
– 11 porções de crack;
– duas unidades de cola de sapateiro;
– 6 frascos de loló;
– uma unidade de droga K;
– 35 unidades de êxtase;
– 75 frascos de lança-perfume;
– duas unidades de LSD.