Site icon DeFato Online

4 dicas infalíveis para lidar com a birra dos filhos

Foto: Pixabay

Todos os pais passarão por essa situação ao menos uma vez na vida: a criança pequena, que até então estava tranquila, começa a chorar no meio do shopping porque quer, insistentemente, algo que viu na vitrine. O episódio é comum entre crianças de um a seis anos, mas se a cena lhe parece familiar talvez seja hora de aprender a lidar com crianças fazendo birra.

Quando nossos filhos resolvem fazer birra, começam a espernear, se jogam no chão ou “emburram”, a vontade da maioria de nós é sair correndo, cair no choro, ou até mesmo bater. Mas existem algumas ideias que podem acalmar as crianças e evitar que a gente perca o controle da situação. Essas atitudes são terríveis, irritantes, mas são uma realidade da infância.

Claro, a criança tem que ser educada para saber que birra não é a solução dos problemas, mas até lá algumas estratégias ajudam muito.

1. Seja firme ao falar não

É importante que a briga não se torne uma moeda de troca para seu filho. Dessa forma, não ceda às vontades dele com receio do constrangimento público que isso irá lhe causar. Assim, seja firme quanto ao “não” .

2. Crie um momento de distração

Desvie o foco da criança. Não supervalorize o comportamento da criança. Quanto mais atenção você der, mais provável será que ela continue seu acesso de raiva. Afinal, está funcionando!

3. Converse com seu filho

Após o ataque, ajude seu filho a entender o porquê daquele comportamento. Ajude-o a lidar com esse sentimento. Mas nada de longos sermões e puxões de orelha, a ideia é que essa seja uma conversa tranquila e que a criança não se sinta, novamente, ameaçada.

4. Não perca o controle

Esse não é o momento de fazer uma competição com seu filho por quem grita mais alto! Nada de castigos físicos, bater portas ou gritar. A criança irá se espelhar no comportamento do adulto e, se você transmitir calma e segurança, ele ficará envergonhado da própria atitude.

Saber como lidar com crianças fazendo birra é importante para qualquer pai e mãe, sejam eles experientes ou iniciantes.

Dra. Elisa Codeço Novaes Vitor é pediatra. CRM/MG 57.842 / RQE 40415

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version