Site icon DeFato Online

83% de brasileiros se endividaram para priorizar contas básicas, aponta estudo do Serasa

Brasileiros fizeram filas grandes por todo o país para negociaram suas dívidas. Foto: Serasa

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” realizada pelo Serasa descreveu o perfil das pessoas endividadas no Brasil. De acordo com o estudo, 53% alegaram que as contas de luz, água e gás representam a maior parcela do seu orçamento mensal. Além disso, 83%  dizem que já atrasaram o pagamento de outro tipo de conta porque tiveram de priorizar o contas de água, luz ou gás.

Estudo desenvolvido pelo Serasa destrincha o alto endividamento brasileiro. Infográfico: Serasa

A pesquisa foi produzida pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box. O estudo identificou também que para a grande maioria das pessoa, 82%, o custo dessas contas dentro do orçamento chega a até R$ 750. Esse valor chega a quase a metade do salário-mínimo, que está em R$ 1.320 atualmente.

83% já atrasaram o pagamento de uma conta para priorizar outra. Gráfico: Serasa

Atrasos longos no pagamento de dívidas também são comuns entre boa parte dos brasileiros: 74% de quem deve contas básicas afirmam ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano.

Produzida com suporte da Flexpag, a fintech das Utilities, a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” ouviu 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres.

Até a última terça-feira, 1 milhão de brasileiros negociaram suas dívidas em um feirão promovido pelo Serasa. Na feira, bancos, administradoras de cartão de crédito e outras instituições financeiras ofereceram descontos de até 99% a devedores. Também estiveram presentes concessionárias de energia, operadoras de telefonia e varejistas.

Segundo o Serasa, somente em Minas Gerais, o Feirão Serasa Limpa Nome realizou 91.622 acordos. As ações presenciais em Salvador e São Paulo formaram enormes filas.

 

Exit mobile version