Em pleno 2022, vivendo os anos dourados da Era da Informação, você acredita que ainda tem empresário que considera a Comunicação um investimento supérfluo? A verdade é que, saber “o que”, “com quem”, “onde” e “como” se comunicar se transformou no grande diferencial dos negócios.
É preciso compreender que, atualmente, as pessoas têm as informações na palma da mão. A evolução digital dos meios de comunicação, as inovações tecnológicas e a modernidade na transmissão de dados facilitou o acesso a tudo que é informado.
O boca a boca, agora é via Whatsapp. A indicação de um bom negócio é feita por meio de avaliações em sites na internet. A reputação de uma empresa é avaliada por suas postagens no Instagram e no Facebook. E um site institucional bem elaborado eleva o nível de credibilidade do serviço ou produto ofertado. Até as vendas cresceram no meio digital.
E sabe quem vai ajudar um empresário a adaptar seu negócio aos novos tempos? Uma comunicação dinâmica, atualizada e bem elaborada. Menosprezada por muitos, a comunicação pode colocar uma empresa em uma posição de destaque. Não apenas com clientes e potenciais novos consumidores. Mas, também, com fornecedores, colaboradores, parceiros e sócios.
Alvim Tofler, um escritor e filósofo futurista norte-amricano previu em seus estudos uma nova ordem baseada no valor do intangível do conhecimento, da criatividade e da informação. Para ele, a comunicação ocuparia a importância das coisas tangíveis como estruturas, máquinas e objetos da era industrial.
Sendo assim, as empresas que aprendem que seu futuro depende da modernização do pensamento, da boa comunicação e dos novos saberes, ocupam mais rapidamente um papel de liderança no mercado. Basta se apegar ao que Alvim Tofler já falava há mais de 20 anos. “Os iletrados do século 21 não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender ”.
Tatiana Linhares é graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Atualmente, é editora de jornalismo do portal DeFato.
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