Site icon DeFato Online

A importância do check-up no olhar do médico

Ter um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa.

O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, é importante que, mesmo quem não possua doenças diagnosticadas ou histórico familiar, realize o check-up regularmente.

Nem sempre o corpo envia sinais de que não está tão bem assim quanto parece. Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso a importância de fazer um acompanhamento médico constante.

Os principais exames do check-up são:

– hemograma – exame de sangue que avalia o estoque de células vermelhas e brancas;

– colesterol e glicemia – exames que analisam a concentração de gorduras e açúcar na circulação sanguínea;

– eletrocardiograma – exame que avalia o risco cardiovascular através do uso de eletrodos;

– ultrassom – exame de imagem que avalia órgãos e tecidos do corpo;

– mamografia – exame de imagem que avalia a condição das glândulas mamárias

Histórico familiar

Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.

A maioria dos exames de check-up são realizados de forma rápida, ágil, segura e exige procedimentos de preparo simples, que pouco afetam a rotina do paciente. Para qualquer tipo de enfermidade, o tratamento é mais eficaz e tem maior chance de sucesso quando começa cedo, por isso, prevenir é sempre a melhor escolha. É importante lembrar que o médico irá avaliar a necessidade de outros exames mais específicos para cada paciente, podendo também encaminhá-lo para outro especialista.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version