Após as fortes chuvas que atingiram Santa Maria de Itabira nos primeiros dias de 2022, a Defesa Civil vem monitorando a cidade e destaca que, no momento, “a situação não é normal, mas está sob controle”. As autoridades locais também afirmam que apenas uma família precisou deixar a sua casa — sendo abrigada por familiares — e que há ocorrências de danos estruturais em pontes do Município, tanto na região central quanto na zona rural.
Em entrevista ao portal DeFato, o sargento Jeonides Gomes da Silva, chefe da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, afirmou que “a situação não está normal porque teve um chuva significativa na noite de ontem [sábado, 1º], que começou por volta das 22h, mas está sob controle. Não tivemos nenhuma ocorrência grave, registramos algumas pontes no centro e na zona rural que foram danificadas. Estamos trabalhando em cima de informações e de conscientização da população, passando alertas de chuvas que podem acontecer até fevereiro”.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma família precisou sair da sua casa de maneira preventiva e foi abrigada na residência de parentes. Além disso, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras, mobilizou equipes para fazer a limpeza das ruas e de estabelecimentos comerciais que foram atingidos pelas enchentes.
“Pedimos para a população ficar atenta às trincas, tanto no solo quanto nas residências, aos deslizamentos e inundações. Pedimos que cada um faça a sua parte, ajudando o vizinho e monitorando o seu imóvel, o terreno. Em caso de qualquer ocorrência entre em contato com a Defesa Civil”, ressaltou Jeonides da Silva.
Previsão do tempo
Segundo Instituto Nacional de Matereologia (Inmet), o domingo (2) será de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia e também durante à noite. Já a segunda-feira (3) será nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O Inmet também publicou um alerta de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h). Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O comunicado vale para o período entre domingo, 10h05, e segunda-feira, 11h.