Site icon DeFato Online

“A omissão de quem deveria se posicionar nesse momento é que atrapalhou Itabira”, avalia Weverton Vetão

Vetão

Weverton Vetão - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Após a votação do último domingo (2), Itabira mais uma vez não conseguiu eleger representantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e nem na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na última terça-feira (4), o presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), que foi candidato a deputado federal, comentou o resultado das eleições 2022. Sem citar nomes, o Vetão afirmou que “a omissão de quem deveria se posicionar” contribuiu para a derrota de Itabira nas urnas.

“Não foi um candidato que atrapalhou o outro, pelo contrário, foi a omissão de quem deveria se posicionar nesse momento e buscar o consenso é que atrapalhou Itabira. Nós tínhamos a possibilidade de ter tido um diálogo, uma busca realmente coerente de composição, mas Itabira vivenciou uma omissão que custou caro para a nossa cidade: nós perdemos um deputado estadual e não fizemos um deputado federal. Tudo isso pesou demais e a população com certeza vai entender isso”, afirma Weverton Vetão.

O presidente da Câmara de Itabira é correligionário do prefeito Marco Antônio Lage, assim como do deputado estadual Bernardo Mucida — que não conseguiu a reeleição, ficando como segundo suplente em sua chapa. Durante a campanha, Marco Antônio Lage declarou publicamente apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente; a Alexandre Kalil (PSD) para governador; e para Alexandre Silveria (PSD) para senador. Porém, não se posicionou abertamente em prol das campanhas de seus colegas de partido.

“Nós temos que respeitar as urnas, que é algo maior no mundo, e respeitar também o livre arbítrio das pessoas serem candidatas. Caberia aos próprios candidatos [de Itabira] conquistarem a votação, nós tivemos 38 mil votos para candidatos de fora, mas não podemos julgar a população itabirana por ter escolhido os candidatos de fora, pois não é uma eleição municipal, mas estadual, e, da mesma forma que buscamos o voto fora, eles podem buscar o voto aqui na cidade”, observa Weverton Vetão.

“Foi a omissão política nesse processo que pesou demais. Poderíamos, hoje, estar com um deputado federal, não digo eu ou o vereador Neidson, mas poderíamos sim estar com um deputado federal e com um deputado estadual. Quem senta nessas cadeiras, tanto aqui [Câmara] quanto na Prefeitura, tem que saber o peso que é e, principalmente, saber a responsabilidade que é direcionar o seu povo. Estou falando de poderes que precisam, neste momento, de tamanha indecisão da população, direcionar”, dispara Weverton Vetão.

Disputa

Desde o começo da atual legislatura, que teve início em 2021, Weverton Vetão, que compõe a base aliada de Marco Antônio Lage, tem protagonizado diversos embates com Neidson Dias Freitas (MDB), principal nome de oposição à atual gestão municipal. Durante as eleições 2022, essa disputa se acirrou com os dois vereadores disputando uma vaga como deputado federal.

Com o término do processo eleitoral, Weverto Vetão elogiou, durante a reunião da Câmara de terça-feira, o rival. “Esse embate polarizado entre eu e o vereador Neidson colocou uma discussão na população e eu fiquei muito lisonjeado em disputar voto a voto com Neidson, que é um vereador já experiente, muito bem colocado no seu grupo político, que é forte na cidade. (…) Eu sempre disse sobre o respeito que tenho pelo vereador Neidson e isso é verdadeiro, não estou falando isso porque o processo já acabou, pelo contrário, falo que Neidson é uma grande liderança e demonstrou isso com uma votação muito boa”, disse.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira desta terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Quer acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as sessões do Legislativo. Para assistir basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.

Exit mobile version