Nesse fim de semana, a Prefeitura de Itabira finalmente conseguiu comemorar os 173 anos de emancipação política. A festa “Celebre Itabira”, inicialmente agendada para acontecer no dia 9 de outubro, dia do aniversário da cidade, precisou ser adiada em virtude do racionamento de água instituído pelo poder municipal.
“O racionamento nos fez adiar um pouquinho. As chuvas chegaram e não tem mais a crise de água na cidade. A pandemia está controladíssima, temos apenas dois leitos de UTI ocupados nos hospitais, e a vacinação está indo muito bem. Com isso, a população pode se divertir de novo. Cultura, lazer e entretenimento são muito importantes para a qualidade de vida das pessoas. Itabira vai, retomando assim, todas as atividades”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage.
O evento, organizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, contou com dois dias de atrações musicais que subiram no palco especialmente montado no Parque de Exposições. Para participar, a população precisou retirar os ingressos, pela internet, antecipadamente. Cada ingresso dava direito a ocupar uma mesa, com mais três acompanhantes. Ao todo, mil pessoas – por dia – poderiam participar.
De acordo com dados oficiais divulgados pela Prefeitura de Itabira, 600 participaram do Celebre Itabira no sábado e 400 estiveram presentes no domingo.
Evento teste
A Prefeitura considerou esse um evento teste para a retomada de atrações com a presença do público. Para isso, o Executivo local divulgou uma série de protocolos que deveriam ser seguidos assim que a população chegasse ao Parque de Exposições e enquanto permanecesse por lá.
Além de pessoas responsáveis por aferir a temperatura na entrada, tubinhos de álcool em gel foram distribuídos em todas as mesas; o uso de máscara para circular pelo espaço era obrigatório; e as mesas cumpriam distanciamento de mais de um metro e meio entre elas.
Para o prefeito Marco Antônio, esse é um primeiro passo para que o turismo cultural se torne um dos braços da tão almejada diversificação econômica de Itabira. “A indústria do turismo é muito poderosa e Itabira tem todo o potencial para desenvolvê-la. Para isso acontecer, é preciso tracionar essa indústria por meio da cultura”, detalhou.
Programação diversificada
No sábado (23), a programação ficou por conta do Vijazz, aclamado festival de música mineiro. Abrindo as apresentações, as cantoras Rubiane Sampaio, Raiene Silva e Renata Araújo, Raiene Silva e Rubiane Sampaio encantaram o público interpretando clássicos do Blues e do Jazz, acompanhadas pelos músicos Jefinho (bateria), Saulo Carvalho (contrabaixo), Rubem Pereira (guitarra) e Cristian Souza (guitarra).
Em seguida, o violonista, guitarrista,
Romero integra o Trio da Paz, um dos grupos de Jazz brasileiro mais requisitados do mundo. Além disso, ele é vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB, em 2017, por “Dos Navegantes”, gravado em parceria com Edu Lobo e Mauro Senise. Para ele, além da emoção do público presente, a alegria de alcançar gente no mundo inteiro na transmissão via Youtube também foi enorme.
“Isso completa um pouco mais toda essa temática do show. Temos muito mais gente nos vendo de casa. Agora, tudo o que a gente tem de emoção transpassa o local onde nós estamos nos apresentando. A gente tem que se ligar em uma outra esfera que não só o contexto presencial”, detalhou.
De volta a Itabira depois de um ano, Wilson Sideral não escondeu a empolgação “Foi tão maravilhoso no ano passado. Aquela live foi um momento muito especial. A gente estava no auge da primeira onda da pandemia e foi muito emocionante”, relembrou.
Para ele, Itabira é um lugar especial. “Sempre que possível a gente quer vir nessa cidade que respira cultura e que traz o símbolo do Drummond para o Brasil e para o mundo. Agora, ter a oportunidade de ter pessoas ali, sentadas, assistindo o show é tudo que a gente pediu a Deus”, comemorou.
Com um repertório de releituras em jazz e blues de seu próprio repertório e de outros medalhões da música brasileira, Sideral colocou o itabirano para dançar presencialmente e à distância.
“É muito bom poder voltar a trabalhar, próximo das pessoas e mostrar a nossa arte. A maioria dos eventos presenciais tem essa coisa do híbrido. É muito bom para me aproximar de pessoas que não conseguiram vir. É democrático e inclusivo. Eu estou muito feliz de fazer parte desse casting do Vijazz e saudar Itabira. É só o começo dessa retomada”, completou.
Domingo dos itabiranos
No domingo (24), as festividades foram comandadas exclusivamente por artistas itabiranos. Além dos talentosos cantores e instrumentistas do grupo Meninos de Minas, diversos outros músicos e vocalistas de Itabira abrilhantaram a festa.
Subiram no palco: Gilson Panta, Rosa Márcia, Walter Araújo, Nandy Xavier, Áurea Gold, Túlio Torres, Felipe Guiniu, Leandro (Arena Hard Core) e Alison Alex.
Confira a galeria de fotos do Celebre Itabira!