“TU ME AMAS?” Essa, sem dúvida nenhuma, é a pergunta que não quer calar. Se hoje você ficasse frente a frente com Jesus, como Pedro ficou e ouvisse Dele essa pergunta, que resposta, honestamente, você o daria? Se sua resposta fosse sim, que evidências comprovariam esse fato?
Há quem duvide que Deus exista, que Ele realmente nos ama, se de fato se importa conosco… Mas, é necessário lembrar, que Jesus só questionou o amor de Pedro depois de demonstrar o Seu na cruz, quando Ele morreu de amor por todos nós. Depois da cruz Ele não tem mais nada a nos provar. Alguém disse que o símbolo do amor não deveria ser o coração, deveria ser a cruz.
Sob a evidência da cruz, a pergunta mudou de lado, não é mais de nós para Deus, é de Deus para nós. A pergunta para Pedro é a pergunta de Jesus para cada um de nós. Tu me amas? Como agente sofre quando gosta de quem não gosta de nós, não é mesmo? A Bíblia diz que Jesus veio a nós como a Luz do Mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas (João 3:19) e preferindo manter suas vidas na escuridão, unânimes gritaram: crucifica-O. Aprendi que além de ser acreditado, Deus deseja ser amado. É o que Ele nos ensina no maior de todos os mandamentos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Marcos 12:30)
Facilmente poderíamos pensar que todos seguiriam e amariam a um Deus que agisse justamente, fizesse o bem a todos, trouxesse palavras incríveis de amor… mas os Evangelhos nos provam o contrário. Deus em Seu infinito poder, escolheu correr o risco de conquistar o homem ao invés de cria-lo com a obrigação de ama-Lo. Qualquer um pode dizer que ama a Deus, mas de acordo com Seu Livro Sagrado – a Bíblia, como podemos comprovar isso? Quando é que Deus, verdadeiramente, se sente amado? Quando é que mandamos uma mensagem autêntica de amor para o céu; assim como Ele, através de Seu sacrifício na cruz enviou uma mensagem de amor para a terra?
Quando nos sacrificamos para obedecer a Deus. Veja o que Jesus disse: “Se me amais obedecereis os meus mandamentos… Aquele que tem os meus mandamentos e os obedece, esse é o que me ama… Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá a minha palavra… quem não me ama, não obedece as minhas palavras…” (João 14:15,21,23,24). É simples assim! A obediência não é a maior prova de amor a Deus, é a única. Dizer que O amamos sem se quer nos importar em conhecer a Bíblia e alinhar nossas vidas com Seus ensinos é mentir para nós mesmos. Qualquer fé ou amor que separa Deus da Bíblia é uma fé e um amor ignorante. Jesus não foi rejeitado pelas bênçãos e milagres que compartilhou, mas pelas cobranças que fez. É cômodo aceitar Suas obras, difícil mesmo é submeter-se aos Seus mandamentos.
Eu descobri a Bíblia aos dezenove anos de idade, antes disso a ignorava completamente. Estudando-a descobri que ela era mais que o Salmo 91 ou 23, que ela era mais que um objeto a ser exposto em qualquer móvel da casa, descobri através dela quem Deus é como Pai e quem devemos ser como filhos, descobri que ela devia ser conhecida, obedecida e compartilhada, descobri o quanto eu estava errado, o quanto eu estava equivocado, descobri que há regras no amor, que amor sem compromisso é algo inaceitável por Deus. Como está escrito: “Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus”. Como, realmente, eu estava errando. Muitos dizem amar a Deus, mas o verdadeiro amor tem um preço e requer sacrifício e entrega.
Antes de compreender isso, eu pensava que deveria escolher uma ‘religião’ mais ‘light’, uma que me permitisse fazer tudo que eu quisesse, mas depois de conhecer a Palavra de Deus eu percebi que Jesus não veio estabelecer uma religião, Ele veio construir relacionamentos, em Seu eterno amor Ele continua buscando amigos, sem deixar de lado Seus critérios, valores e princípios, foi de Sua boca que veio a seguinte expressão: “Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14). Jesus jamais acreditará em quem diz que o ama e que é seu amigo enquanto se nega a obedece-Lo. Por isso, a pergunta do céu que não quer calar é: TU ME AMAS?
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.