A música “Lindo Balão Azul” — de Guilherme Arantes — foi lançada no especial “Pirlimpimpim”, da Rede Globo, em 1982. Uma maravilhosa melodia em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato. Em certo trecho, a letra encanta pela fantasia. “Venha que será um barato/pegar carona nessa cauda de cometa/ver a Via- Láctea/estrada tão bonita/brincar de esconde-esconde numa nebulosa”. E ponto.
A primeira-dama de Itabira é uma mulher bonita. Mas, note-se. O conceito de beleza é subjetivo. Cada pessoa tem sua própria maneira de ver o belo. Gosto não se discute. Mas, hoje em dia, não tenho tanta certeza disso. Petistas e Bolsonaristas desmentem, a todo o momento, esse ditado popular. Então, infelizmente, gosto se discute perigosamente. E mente.
Raquell Guimarães é uma figura proeminente no poder municipal. Passeia pelo terceiro andar da prefeitura com rara desenvoltura. E mais. De cara, entrou para a história de Mato Dentro pela porta do inusitado. Foi a primeira mulher de prefeito a discursar no dia da posse. E engoliu literalmente o marido. Uma proeza. É difícil ofuscar a lábia de sofistas.
A Terra de Drummond teve primeiras-damas dos mais diversos estilos. Apenas dois exemplos. Luíza de Grisolia tinha simples escolhas no cotidiano do poder: divertir-se muito ou sofrer demais. Optou pela segunda alternativa. Não sem motivos. Daniel de Grisolia era do “cu riscado”. Já dona Iva Gazire foi mais primeira-sogra que primeira-dama. Muito discreta no governo do marido (Virgílio), ganhou brilho intenso na administração do genro (Jackson Tavares).
Raquell nada tem a ver com esposas de antigos mandatários da polis. A atual “prima donna” é original. Chama a atenção pela intensidade. Numa ocasião, fantasiou- se de gari da Itaurb e varreu com eficiência algumas ruas da região central. Uma façanha e tanto. Deve ter se esforçado em demasia. Afinal, as vias públicas da terra de Drummond estão uma imundície só. É lixo que não acaba mais. No último Carnaval, Guimarães invadiu a passarela do samba da pracinha do Campestre e mostrou que tem um tiquinho de jinga.
Mas, nessa lengalenga toda, onde se encaixa a música “Lindo Balão Azul”? Aqui, agora. A mulher do mandarim da cidade anda à cata do rabo de um cometa. E alcançar essa meta não será uma tarefa muito fácil. Mesmo porque, aquele luminoso bicho estranho só ocasionalmente desfila pelo céu do planeta. Ainda assim, a madame mais poderosa do município pretende pegar carona na cauda do misterioso corpo celeste. Essa aventura é apenas estratagema para voos mais altos. O objetivo é mergulhar de cabeça na carreira política (eleitoral). As más (ou boas) línguas informam: há urnas eletrônicas disponíveis para loiras empedernidas. Candidata a vice-prefeita ou deputada estadual? Boa pergunta para as ciganas do Egito.
Enfim: o sonho maior de Raquell Guimarães é ser Michelle. Obama, muito naturalmente.
Fernando Silva é jornalista e escreve sobre política em DeFato Online.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.