O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), votou no início da tarde deste domingo, 7 de outubro, na Fide. Depois de comparecer à urna, falou com a imprensa sobre o processo. O chefe do Executivo destacou que escolher bem o presidente é fundamental, já que toda ação na esfera nacional impacta diretamente nos municípios.
“Estou aqui exercendo minha cidadania, mas, acima de tudo, pensando no Brasil, no estado de Minas, pensando em Itabira. Não é eleição municipal, mas a questão nacional reflete muito nos municípios, principalmente porque as grandes receitas estão sempre em Brasília, um pouco no estado e o município fica com uma parte muito pequena. A gente precisa de bons políticos para melhorar este Brasil, que deem condições para o país funcionar melhor”, afirmou.
Ronaldo concordou que as eleições deste ano proporcionaram grande desgaste ao processo político no país, mas defendeu que tem havido maior engajamento do cidadão. “O brasileiro está mais consciente, querendo votar em quem dá mais condição de pensar em saúde, geração de emprego e segurança pública”, finalizou.
Nas seções eleitorais em Itabira, o domingo de votações acontece com tranquilidade. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Filipe Calijorne Diniz, somente três urnas precisaram ser trocadas, por apresentarem travamento no sistema.
Dona Maria Aparecida Vieira, 75 anos, fez questão de ir votar, mesmo não sendo mais obrigada. “Escolher nossos representantes é mais do que um direito, é dever de todos”, afirma a idosa, que votou pela manhã, na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza).
A aposentada conta que em todos os anos, só deixou de votar na última eleição devido a alguns problemas de saúde. “A gente custou a conquistar o direito de votar, isso eu não abro mão. Infelizmente, na última eleição eu não consegui votar porque tinha acabado de fazer uma cirurgia, mas agora estou aqui firme e forte pra confirmar”, disse.
As eleições se encerram às 17h e as urnas eletrônicas serão diretamente encaminhadas para apuração no Fórum Desembargador Drummond. A apuração poderá ser acompanhada pelo portal DeFato Online.

