Site icon DeFato Online

A sinergia das ações será a “chave do sucesso”!

Entra em vigor lei que torna a Estrada Real monumento nacional

Foto: Divulgação

Artigo veiculado na edição 75 do Jornal DeFato Cidades Mineradoras

No entardecer do dia 3 de setembro o Ministério do Turismo anunciou o plano nacional de investimentos para a retomada do setor. Escolheu Ouro Preto, Minas. Escolha certa, pois o potencial do Estado é imenso e diverso.

O turismo de “pequenas distâncias”, aquele que podemos realizar, de carro e de ônibus, é o objetivo principal deste projeto, pois com a pandemia, as viagens aéreas ainda não são uma opção. “Bom” pra Minas, pois é rica em atrações e histórias. É tudo pertinho. São diversos roteiros que encantam turistas de todas as idades e gostos.

A Estrada Real é um destes roteiros de encher os olhos. São mais de 1.600 km de aventura, surpresas, emoções, histórias e diversão. São trilhas, cachoeiras, gastronomia, música, fauna, flora, igrejas, museus e muita prosa boa. Possibilidades diversificadas para caminhantes, ciclistas, motociclitas, carros off-road ou não.

Fato é, que estes últimos meses de isolamento, impactaram fortemente os serviços pelas rotas brasileiras, atingindo hotéis, pousadas, dormitórios, restaurantes, bares. Impacto relevante também para os artistas locais, artesãs, guias e toda cadeia.

Vamos precisar recuperar a confiança dos pequenos empresários locais do setor. A conciliação dos esforços será a chave do sucesso. Não adianta gerar movimento sem estrutura e também não é viável investir em estrutura se não há movimento.

“Quem veio antes, o ovo ou a galinha?”. No caso, precisaremos esquecer o dilema e agir com sincronismo. Investir sinergicamente em reestruturação, treinamento, divulgação e produtos com roteiros inteligentes, alinhados com nova forma de se locomover e agir das pessoas.

O “novo normal”, modificou muito os hábitos, desejos e exigências. Informação ágil, confiança, segurança e higiene, são atributos mais ainda percebidos e indispensáveis para este novo momento.

Somente com o movimento recorrente e constante que viabilizaremos o desenvolvimento consistente das cidades e a geração e manutenção dos empregos. Pra frente Brasil, pra frente Minas!

Alexandre Moreira é CEO da Officina Assessoria, engenheiro, administrador de empresas, empresário do setor de turismo e parceiro oficial do Instituto Estrada Real. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version