A Defesa Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo emitiu comunicado na noite desta sexta-feira (24), para alertar a população sobre cheias no rio Santa Bárbara, que corta o município. O motivo é o aumento de vazão em comportas da pequena central hidroelétrica (PCH) de Peti, controlada pela Cemig.
“A usina de Peti vai aumentar a vazão em suas comportas. Consequentemente, o volume de água elevará o nível do rio Santa Bárbara, podendo transbordar em alguns pontos mais baixos do município”, diz comunicado da Defesa Civil, postado pelo próprio prefeito de São Gonçalo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), em seu perfil em uma rede social.
Aumentar a vazão das comportas significa que a Cemig deixará cair mais água da represa no rio Santa Bárbara. Isso é necessário para que as estruturas da represa não sejam afetadas por aglomerar um volume de água superior à sua capacidade.
Segundo a Cemig, o reservatório possui volume máximo de 36,3 milhões de metros cúbicos e área alagada de 6,7 km², o suficiente para gerar 9,4 MWh. A concessionária estatal não informou o volume atingido por causa das chuvas intensas que caem sobre a região.
A Prefeitura de São Gonçalo orienta a comerciantes e moradores de regiões próximas às margens do rio que fiquem atentos à elevação do nível das águas. “Caso o rio transborde, evacuem a área e preservem suas vidas”, diz o comunicado da Defesa Civil.
Equipes do município e da Polícia Militar estão de prontidão em São Gonçalo. Os telefones da Defesa Civil são 3820-1881 e 99387-0304.