A Prefeitura de Ipatinga e as defesas civis municipal e estadual estão empenhando esforços para apoiar os desalojados ou desabrigados pelas chuvas atingem a cidade desde a última semana — e que ainda geram muitas tensões e preocupações.
No estádio Ipatingão, já são 47 abrigados. Enquanto 20 pessoas estão na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira. Para eles, estão sendo oferecidas quatro alimentações diárias, além de colchões e cobertores para dormirem. Também está sendo prestado o suporte de servidores municipais escalados para atenderem as mais diversas necessidades das vítimas da chuva.
De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, outros atingidos se abrigaram com parentes e estão sendo cadastrados para que também possam ser beneficiados com o aluguel social, auxílio emergencial de um salário mínimo e os materiais que precisarem.
O decreto por meio do qual o Executivo autoriza o município a fazer a doação em dinheiro para os atingidos das chuvas foi pautado para publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (13).
Atendimento de saúde
Dentre as ações da prefeitura, está um aparato de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender às pessoas que precisarem de suporte. Um motociclista do programa “Remédio em Casa” foi destacado para buscar e levar medicamentos aos necessitados. Também foi destacado uma equipe de psicólogos para prestar apoio.
A Secretaria Municipal de Saúde está vacinando os abrigados, assim como todos que porventura tiveram contato com água ou lama das enchentes.
Mantimentos
Na tarde desta segunda-feira, dois caminhões da Defesa Civil Estadual descarregaram no Ipatingão colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal e cestas de alimentos para serem distribuídos.
No local também são recebidas doações da comunidade, e os organizadores alertam que vestimentas não são mais necessárias, já tendo excedido o volume pretendido.
O perigo ainda não passou
Ipatinga continua experimentando altíssimos níveis de precipitação pluviométrica e é preciso todo cuidado em áreas sujeitas a inundações, encostas instáveis e desmoronamentos. “Em caso de riscos ou de famílias já impactadas, a recomendação é que se busque amparo em pontos de apoio, porque preservar a vida é prioridade”, acentua a administração municipal.
Nas últimas 12 horas os pluviômetros registraram chuvas de 81,2 mm na região do Bethânia, 74,4 mm na região do Bom Retiro e 58,6 mm na região do Bom Jardim.
O serviço social da Prefeitura realiza trabalhos de recepção e triagem e mantém estruturas de atendimento e cadastro nos seguintes locais:
- Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 – Canaã);
- Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 – Bethânia);
- Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena);
- Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira).