No dia 30 de setembro, cerca de 5 mil aposentados e pensionistas da mineradora Vale receberão três suplementações — que poderão injetar R$ 30 milhões, aproximadamente, na economia de Itabira. O benefício é resultado de ações de três instituições: Sindicato Metabase de Itabira e Região, Associação dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Aposvale) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais (SindFer ES/MG).
De acordo com informações do Sindicato Metabase de Itabira e Região, os assistidos do plano de Benefício Definido (BD) receberão, na folha de pagamento de setembro, um valor somado de R$30 milhões — que poderão contribuir com o fomento da economia de Itabira e região.
O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, disse estar satisfeito em participar de uma ação em conjunto com outras instituições parceiras. “Um valor que com certeza trará muito alívio para nossos aposentados e pensionistas. Vai movimentar o nosso comércio, já que muitos aproveitarão para pagar uma dívida, comprar algo que esperava uma oportunidade, reformar ou construir algum imóvel, enfim, vamos ter uma movimentação expressiva de valores em nossa região”, analisa.
Entenda
Entre os dias 20 a 24 de junho, aposentados e pensionistas do plano Benefício Definido da Valia foram consultados para que decidissem sobre a proposta realizada em parceria do Sindicato Metabase Itabira, Aposvale e Sindfer, que alterava o prazo de duração da reserva para distribuição do superávit.
Aprovada pelos beneficiários e implantada pela Valia, a proposta viabilizou o pagamento de abonos maiores a partir de uma reserva mínima de 48 meses, ao invés dos 60 meses da época. Com isso, as chances dos assistidos do plano BD receberem este abono se tornou viável e nos próximos anos terão suas chances aumentadas para receberem suplementações maiores.