A Valia e outros fundos de pensão associados ganharam ação judicial em que questionavam o cálculo da correção monetária referente ao período de 1990 a 1991, aplicada sobre as Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento (OFND). Os títulos haviam sido adquiridos compulsoriamente pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Com a vitória, foi homologado acordo com o governo federal e as entidades receberão R$173 milhões.
Esse valor pode ser contabilizado já no segundo trimestre de 2022 e, segundo informações do Sindicato Metabase de Itabira e Região, será destinado integralmente para um eventual superávit neste ano, com pagamento em 2023.
André Viana, presidente da instituição sindical, destacou que “essa notícia somada ao trabalho de readequação da reserva do plano BD [Benefício Definido], de 60 para 48 meses, realizado pelo Metabase e Aposvale, e com uma rentabilidade positiva do ano de 2022, aumenta as chances de termos um superávit de boa proporção em 2023. É importante continuar trabalhando e analisar o segundo semestre deste ano para que essas projeções se confirmem. Estamos na luta pela dignidade dos nossos aposentados e pensionistas”.
De acordo com a assessoria de comunicação do Metabase, essa é mais uma vitória para os aposentados e pensionistas da mineração. Anteriormente, o sindicato e instituições parceiras garantiram o pagamento de mais três abonos, ainda neste, para os associados do plano Benefício Definido.