Desde o último sábado (22) ficou mais cara a passagem do transporte interdistrital em Itabira, ou seja, para quem utiliza o transporte coletivo entre a sede do município e os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. A Prefeitura concedeu na data reajuste de 8,325% às tarifas cobradas pela empresa Marco Aurélio Transporte e Turismo (Empresa Santos), que opera o serviço.
Entre as novas tarifas, a mais cara é cobrada dos que fazem o trajeto para Ipoema, via Senhora do Carmo: R$ 18,10. Já o itinerário entre Serra dos Linhares ou Serra dos Alves, e a Estação Rodoviária Genaro Mafra, passando pela Ponte do Angico, passou a custar R$ 17,52.
O reajuste contempla cerca de 40 origens e destinos nas localidades abrangidas pelos dois distritos e região de Fazenda do Peão. Clique aqui para acessar o decreto e consultar as tarifas.
A alta nas passagens foi autorizada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) por meio do Decreto Municipal 821/2021. O documento foi assinado em 14 de maio e publicado no sábado, sem alarde.
O percentual autorizado está acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. Até o mês de abril de 2021, o IPCA bateu 6,76% no acumulado dos 12 meses anteriores, o que já é considerado elevado – é o maior nível em quase quatro anos e meio. Por sua vez, o acumulado da inflação no decorrer de 2020 ficou em 4,52%.
“Da administração anterior”
Procurada pela reportagem, a Prefeitura, via assessoria de comunicação, disse que “a respeito do reajuste autorizado à empresa Marco Aurélio Transportes e Turismo Ltda, coube a atual gestão apenas publicar o decreto autorizando a majoração”.
“O índice de 8,325% foi deferido pela direção da Superintendência de Transportes e Trânsitos (Transita) em setembro de 2020, ratificado pela Secretaria Municipal de Obras da administração anterior, mas não havia sido publicado até então”, salienta nota enviada pelo órgão.
O Poder Executivo citou, também, que conforme o documento de deferimento, “o valor da tarifa não era reajustado desde 2018”. “Por ser um transporte nos mesmos moldes do serviço intermunicipal, o índice de reajuste tradicionalmente leva em consideração os mesmos percentuais despachados pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), com média dos acumulados nos últimos três anos, que foi de 8,325%, abaixo do pedido da empresa, que era de 9,55%”.