A Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) assinou uma parceria com a Funcesi, para que a Acita seja um posto avançado de coleta de lixo eletrônico permanente. Foi assinado um termo de cooperação entre as duas instituições, na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro. Serão recebidos materiais como computadores, mouses, notebooks, impressoras, teclados, baterias de celular e televisores.
O presidente da entidade comercial, Eugênio Muller, explicou que a Acita receberá os materiais, a Funcesi fará o recolhimento e uma empresa de Belo Horizonte busca na instituição de ensino, o encaminhando até a capital mineira. A Funcesi já faz esse tipo de trabalho há cerca de dois anos, por meio de um projeto de extensão.
Segundo Muller, o empresário é responsável por uma grande quantidade deste tipo de material e é importante haver esse recolhimento. Apesar de a Funcesi já fazer este trabalho, pelo fluxo de empresários e clientes, a coleta na entidade será uma facilidade para o acesso da população.
“O mais meritoso que tem nesse projeto é a gente entender que esse é um projeto da Funcesi e que pode ter um viés empreendedor, pois em uma tonelada de resíduo de computadores e impressoras, tira-se em torno de 20 gramas de ouro”, declarou.
Ainda segundo Muller, há um índice de reaproveitamento muito pequeno no país, em torno de 14%, e o mercado pode transformar o lixo em produto final, transformando-o em opção de negócios. O presidente acredita que com o recolhimento, a Acita pode estar fomentando um novo viés do empreendedorismo na cidade, com empresas que queiram desenvolver soluções para o resíduo e estimular startups possam nascer desse segmento.
A Funcesi produziu um material para ser distribuído ao associado, com informações sobre o descarte, incentivando-o a levar o lixo eletrônico ao local correto. De acordo com Muller,pela falta de conhecimento, muitas pessoas não sabem onde rejeitar o material, descartando-o de maneira inadequada. O envio do lixo eletrônico pode ser feito diariamente, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, na Acita. Não é necessário agendar a coleta.