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Agência da Caixa irá completar seis meses de portas fechadas em Itabira

Foto: Guilherme Guerra/DeFato Online

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF) irá completar na próxima segunda-feira (5), exatos seis meses de portas fechadas em Itabira, após a constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro em um terreno vizinho, na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Mesmo com o prédio já liberado pela Defesa Civil, os clientes itabiranos do banco continuam tendo que buscar auxílio em uma carreta instalada na Casa da Cidadania, próximo à Praça Acrísio Alvarenga, sem nenhuma previsão oficial para retorno das atividades na agência. 

Em 28 de maio, a Defesa Civil de Itabira comunicou que havia orientado a volta das atividades bancárias na agência Caixa. “A previsão de retorno agora em diante, está à cargo da diretoria da CEF, que por sua vez, está cuidando de toda mobilização e operação necessária para retorno das atividades bancárias em antigo endereço”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Nilma Macieira, naquela data. 

Ontem (30),  durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (MDB) fez um breve pronunciamento sobre a demora na resolução do problema, fazendo um pedido: “Deixo aqui o meu apelo ao gerente da Caixa, ao pessoal responsável: vamos alugar um, dois, três espaços e vamos tirar o pessoal daquele lugar ali, para dar uma condição digna ao cidadão ter o atendimento da Caixa Econômica Federal. O povo de Itabira precisa disso”. Minutos depois, o vereador Juber Madeira (PRD) informou que participou de uma reunião na última segunda-feira (29), junto a três gerentes executivos da Matriz da Caixa Econômica Federal em Brasília, que são responsáveis pelo plano de expansão e o processo de aluguel de um novo imóvel para reabertura da agência provisória em Itabira.

“Protocolamos o último ofício com as contrapartidas do município, assinadas também pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), para que possamos ajustar todos esses detalhes tão importantes e que esses projetos possam definitivamente chegar na conclusão. Já estamos avançando muito nesse sentido, as coisas caminham para que todos esses problemas possam ser resolvidos”, disse Juber Madeira, sem dar uma data para resolução.

Ainda segundo o parlamentar, as partes vem tendo dificuldades em encontrar um local que atenda as exigências para a instalação de uma agência da Caixa em Itabira. 

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Relembre

A agência da Caixa e do Banco do Brasil tiveram o atendimento interrompido preventivamente após constatação de riscos estruturais provocados por uma obra em fase de desaterro na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro de Itabira. As movimentações no terreno particular foram interditadas pela Defesa Civil no dia 4 de janeiro. No dia 29 de janeiro, um parecer técnico apresentado pelo Banco do Brasil, assinado pela empresa BRG Engenharia, recomendou a desocupação da sua agência “para minimizar a ocorrência de carregamentos estáticos e dinâmicos sobre as estruturas de contenção, até que seja possível garantir a estabilidade do maciço”.

Com base no mesmo laudo da BRG Engenharia, em 5 de fevereiro, a Defesa Civil recomendou que a Caixa Econômica Federal interrompesse o atendimento aos clientes, visto que o prédio do Banco do Brasil está em um nível logo acima. Em 4 de janeiro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira já havia interditado temporariamente parte da agência, onde estão instalados os caixas eletrônicos da unidade, devido a “um comprometimento na rede de esgoto ou pluvial, que ainda não foi identificado, causando refluxo” no piso do prédio.

Desde o final de fevereiro, tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal estavam atendendo, de forma parcial e provisória, em postos montados na Casa da Cidadania. O Banco do Brasil, no entanto, já retomou os atendimentos em seu prédio de origem.

Em junho, o assunto já havia sido levantado no Legislativo durante uma fala do vereador Bernardo Rosa (PSB). O parlamentar afirmou ter tomado ciência de que o terreno causador do impasse já foi liberado pela Defesa Civil de Itabira – assim como o Banco do Brasil (que também passou pelo mesmo problema e já retomou o seu funcionamento normal em 20 de maio) e a própria Caixa Econômica. 

“A gente vai estar encaminhando [um pedido] para a gerência da Caixa Econômica Federal para que se tome uma providência: ou que alugue um outro espaço, ou que volte a funcionar naquele imóvel que teve estabilidade constatada. Mas, de fato, não pode deixar a população desamparada com o atendimento da Caixa, que a gente sabe que é um dos bancos públicos que mais tem disponibilização de benefício para o cidadão”, disse Bernardo Rosa na ocasião.

O que diz a Caixa?

Em um contato anterior com o portal DeFato, a Caixa “informou que, em obediência à recomendação da Defesa Civil do município de Itabira, a Agência Itabira foi desocupada em 14 de fevereiro devido ao deslizamento de terra em terreno que fica ao lado da unidade, o que afetou o muro de contenção. Informações sobre a previsão de reabertura serão divulgadas oportunamente”.

“O banco reforçou o atendimento no município com o Caminhão CAIXA, que presta os mesmos atendimentos de uma agência tais como a abertura de contas, empréstimos, cartão de crédito, financiamento habitacional, além de atendimento aos beneficiários de programas sociais, INSS, abono salarial (PIS), FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros. Saque de dinheiro em espécie está disponível em caixa eletrônico instalado no caminhão. A unidade móvel está instalada na Av. Carlos Drummond de Andrade, nº  777, no Espaço da Cidadania, no centro da cidade. O atendimento ao público ocorre no dias úteis das 10h às 15h”, completou.

Além disso, A Caixa informou que clientes que necessitem de atendimento presencial também contam com as unidades da rede de Atendimento CAIXA nas proximidades:

A instituição bancária reforçou ainda que “disponibiliza canais de atendimento remotos e digitais, como o WhatsApp Caixa (0800 104 0104), o Internet Banking Caixa e os aplicativos Caixa Tem, Habitação Caixa, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil”. “Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento Caixa pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Todos os canais de atendimento podem ser consultados no site da Caixa, finalizou.

 

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