O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, nomeou profissionais para atuarem como agentes de combate ao coronavírus. A equipe já iniciou os trabalhos e as primeiras atividades foram de reforço nas orientações aos comerciantes em virtude das medidas de isolamento e de quarentena decorrente do novo coronavírus.
Como a ação também tem caráter educativo, ofícios foram entregues em diversos estabelecimentos comerciais tais como supermercados, padarias, farmácias, dentre outros. Por se enquadrarem no quesito de serviços essenciais podem permanecer abertos ao público, desde que medidas que evitem aglomerações sejam adotadas.
O ofício é assinado pela secretária municipal de saúde, Luciana Bicalho. O documento orienta os comerciantes a intensificarem ações de limpeza, disponibilizarem produtos de assepsia aos clientes e ressalta a importância da manutenção de ações de distanciamento entre os consumidores, bem como medidas de controle para evitar aglomerações.
Ação aprovada
Antônio Vasconcelos Macieira é gerente em um depósito de material de construções e aprovou a medida. “É uma ação importante que reforça a segurança das pessoas. Aprovamos e adotamos ações como uso de máscaras, limite de pessoas dentro da loja e fornecimento de álcool gel”, explica.
O vendedor Paulo Henrique Papa Gomes trabalha em um ponto comercial e também aprovou a iniciativa. “A prevenção é sempre a melhor medida. A simples restrição de pessoas contribui e muito neste momento e aqui na loja o cliente não pode entrar”, explica.
Na avaliação de Luciana Bicalho é importante intensificar as parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a população. “Precisamos caminhar juntos em prol desta causa. A união de esforços e empenho de todos é de suma importância neste momento de pandemia. O isolamento social é a melhor arma que temos”, ressalta.