Uma pessoa morreu nas imediações do estádio Allianz Parque, zona oeste da cidade, após confrontos entre torcedores do Palmeiras que acompanhavam pela televisão a decisão do Mundial Interclubes da Fifa, na tarde de sábado (12).
Torcedor palmeirense morre baleado em SP após confusão de torcida no fim do jogo do Mundial de Clubes. O homem tentou impedir um assalto nos arredores do Allianz Parque e ele acabou tomando um tiro no abdome. #BandJornalismo pic.twitter.com/ktTtADCLYi
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) February 12, 2022
Dante Luís faleceu depois de ter sido baleado na região do abdômen. Ele chegou a receber massagem cardíaca de pessoas que estavam próximas, ainda nas proximidades do estádio. Foi encaminhado em estado grave ao Hospital das Clínicas. A confirmação da morte foi feita pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP), que também informou que o autor do disparo, um agente penitenciário, e teve a arma apreendida.
O caso foi registrado no 91º DP, na zona oeste. O objetivo da Polícia é descobrir as circunstâncias do crime. A PMSP informou ainda uma segunda prisão, de um homem que teria tentado atropelar policiais. O autor dos disparos foi encaminhado para a Polícia Civil, que deu voz de prisão por homicídio doloso qualificado.
Ainda não há o total de feridos nos confrontos. Imagens da Band mostram um homem de camisa verde correndo com arma em punho e sendo perseguido por outros torcedores. “As imagens são nítidas com o homem armado. Ele está identificado e preso. Esse é um trabalho que a Polícia Civil e a nossa delegacia fazem sempre, no que se refere à violência entre as torcidas”, explica o delegado Cesar Saad, titular da Delegacia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade).
“Vai ser lavrado um flagrante de homicídio qualificado e de tumulto pelo Estatuto do Torcedor. Há outros torcedores, outros palmeirenses feridos também. Nós vamos apurar se isso também foi em virtude do tiro. Inicialmente acreditamos que não, que foi por outras ocorrências, outras brigas que tiveram. Nós temos informações de que também havia lá uma quadrilha especializada em furtos e roubos de celulares, o que também não é difícil, porque havia cerca de 20 mil torcedores em volta do estádio. Enfim, fica, neste momento, muito difícil de saber se esse agente penitenciário agiu ou não em legítima defesa. Por isso a Polícia Civil prendeu esse autor em flagrante delito por homicídio doloso qualificado”, informou Cesar Saad.
Palmeirense morto em SP: Suspeito diz que atirou em ‘legítima defesa’. O delegado da Polícia Civil, César Saad, afirmou que o autor do disparo foi preso em flagrante por homicídio doloso qualificado. #BandJornalismo pic.twitter.com/AjOzolrRbB
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) February 13, 2022
Durante o tumulto, pedras e grades foram atiradas pelos torcedores contra os policiais, que foram acuados antes de receber apoio do Batalhão do Choque e Cavalaria da Polícia Militar. As câmeras também registraram várias brigas entre os torcedores. Em uma delas, um jovem com camisa de uma torcida uniformizada apanhou de outros seis integrantes da torcida.
Policiais com escudo conseguiram dispersar os torcedores com balas de borracha e bombas. Houve tumulto e correria. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) resgataram outros palmeirenses feridos. A Secretaria de Segurança Pública informou que “imagens serão analisadas para a identificação de outros envolvidos. As forças policiais seguem na região fazendo monitoramento para impedir e intervir em possíveis novas ações”.
Um torcedor morreu baleado e outras dezenas de pessoas ficaram feridas após confusão de torcida palmeirense em São Paulo. “#JornaldaBand #BandJornalismo pic.twitter.com/UuHa1ZsqA1
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) February 12, 2022
Ainda não há informações precisas sobre o início da confusão. Os confrontos aconteceram durante a dispersão dos torcedores, depois da derrota do Palmeiras para o Chelsea por 2 a 1 na final disputada nos Emirados Árabes Unidos.