A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do bairro João XXIII, em Itabira, mudará de nome e passará a ser chamada Paróquia São João Batista e a Igreja São João Batista passará a ser a Igreja Matriz.
Essa não é a primeira vez em que é mudado o nome da paróquia. Em 1969, Dom Marcos Antônio Noronha criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unindo-a com a Igreja Matriz no Bairro Conceição.
Em 1990, Dom Mário Teixeira Gurgel dividiu as Paróquias da cidade de Itabira e a paróquia foi destituída, tornando-se setor e passando a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia.
Já em 1999, Dom Lelis Lara desmembrou esse setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a instituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sede na Comunidade São João Batista, no bairro João XXIII.
O decreto de alteração de titularidade da paróquia foi promulgado no dia 7 de outubro, em memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Itabira:
DECRETO DE ALTERAÇÃO DA TITULAÇÃO DA PARÓQUIA
DOM MARCO AURÉLIO GUBIOTTI
BISPO DA DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
AOS QUE ESTE DECRETO VIREM,
SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!
CONSIDERANDO o pedido apresentado pelo Reverendíssimo Senhor Padre Hideraldo Veríssimo Vieira, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada no município de Itabira-Minas, nesta nossa Diocese, no qual solicitou alteração na titulação do Padroeiro da paróquia, após ter consultado o Conselho Pastoral Paroquial da supracitada paróquia e, tendo ouvido o Conselho Presbiteral (cân. 515 § 2) em reunião realizada no dia oito do mês de agosto de 2023, que manifestou parecer positivo.
São João Batista é o modelo de santidade a ser seguido, visando o bem dos paroquianos e a piedade popular expressa na devoção profundamente arraigada no coração dos fiéis.
DECRETO, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, inscrita no CNPJ 20.963.351/0023-10, com sede à Rua Humberto Campos, nº 462, CEP: 35.901.029, bairro João XXIII, na cidade de Itabira-Minas Gerais, altere o seu título de estabelecimento-nome fantasia para PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, permanecendo inscrita no mesmo CNPJ, sendo que a Igreja situada no mesmo endereço passe a ter os direitos de Matriz Paroquial.
RECOMENDO que o titular da Paróquia, SÃO JOÃO BATISTA, seja celebrado com fervor e devoção dentro das festas litúrgicas previstas pelo calendário da Igreja.
ESTE DECRETO será impresso em cinco vias, sendo que duas serão encaminhadas à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA e as outras três serão custodiadas nos arquivos da Cúria Diocesana de Itabira. Que este decreto seja transcrito integralmente no Livro do Tombo da Paróquia e lido na celebração da missa que será presidida pelo Bispo diocesano, no dia 12 de novembro, domingo, às 18horas e 30minutos, na presença de uma porção do Povo de Deus.
ESTE DECRETO entra em vigor na data de sua publicação.
DADO E PASSADO na Cúria Diocesana de Itabira, aos 7 dias do mês de outubro de 2023, memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Cidade Episcopal de Itabira, sob o Sinal e o Selo de Nossas Armas.
Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo diocesano
Padre Adriano Mendes de Pinho
Chanceler da Cúria diocesana
Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.
O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.