Professores e 12 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Catas Altas, buscam ajuda financeira para participar do World Mathematics Tram Championship – AIMO 2019, em novembro, na cidade de Pequim, na China. Os catas-altenses conquistaram em maio deste ano a medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática e foram convidados a integrar a delegação brasileira para o Campeonato Mundial. A expectativa de embarque é para o dia 18 de novembro e eles correm contra o tempo para levantar os valores necessários.
Um grupo de professores e pais decidiu se unir para buscar auxílio junto a empresas privadas da região. Eles também criaram uma vaquinha online para viabilizar a ida dos estudantes e professores até a capital chinesa.
De acordo com coordenadora pedagógica da Olimpíada, Meira Ferreira do Carmo, o evento é considerado uma “Copa do Mundo dos números”.
“Os estudantes foram selecionados para a etapa de Taiwan, em agosto, mas não tínhamos tempo suficiente para correr atrás da papelada e da ajuda financeira. Com isso, decidimos escrever para a organização do evento, que se comoveu e transferiu nossa credencial de participação para novembro, em Pequim, para que pudéssemos correr atrás de alternativas”, explicou a coordenadora Meira Ferreira.
A equipe, composta por dois representantes escolares, dois pais e as 12 crianças, já conseguiu 14 passagens aéreas, financiadas pela Vale, mas ainda precisam de mais dois bilhetes de viagem, hospedagem e alimentação.
A coordenadora pedagógica também informou o município alega questões jurídicas para não contribuir financeiramente com a expedição do grupo para a China. A Prefeitura somente sinalizou com auxílio para a permanência das professoras no país asiático, em um regime de diária internacional, que já está prevista em lei.
DeFato Online procurou a Prefeitura de Catas Altas, por meio de sua Assessoria de Comunicação para obter mais informações sobre a impossibilidade de auxílio, já que se trata de uma escola municipal. O departamento informou que as respostas dependem da Procuradoria Jurídica da administração e se comprometeu a se posicionar nesta terça-feira (15).