Estudantes e professores da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), de Ipatinga, decidiram criar uma estratégia interessante para barrar as “fake news” sobre a Covid -19. O projeto “Covid em Evidência” tem como objetivo esclarecer dúvidas e desmentir informações falsas a respeito do coronavírus, além de informar sobre os mitos e verdades da doença.
Por isso, a ação, de caráter educativo, social e científico, reuniu um time de médicos especialistas para trabalhar em postagens feitas no perfil do Instagram e Facebook “@covidemevidencia”. Assim, o conteúdo publicado é totalmente direcionado para o combate às notícias falsas sobre a pandemia do vírus SARS-CoV-2, com a proposta de disseminar informações verdadeiras e com fundamentação científica atualizada.
De acordo com os estudantes e professores, o projeto surgiu de uma inquietação da aluna Patrícia Coelho, que cursa o segundo ano de medicina. Ela, ao receber muitas notícias falsas sobre a Covid-19, procurou a professora orientadora, Dra. Ana Carolina Vale Campos Lisbôa, para expressar sua indignação com o grande fluxo de “fake news”. Portanto, a partir daí, foi feito o recrutamento de outros alunos de diversos períodos para compor o projeto.
Ademais, além da Dra. Ana Carolina, o “Covid em Evidência” ainda conta a participação de mais dois especialistas: Dr. Pedro Carneiro, médico infectologista e Dr. Norberto De Sá, médico cardiologista, intensivista e professor da Univaço.
Como funciona?
Segundo o grupo, o “Covid em Evidência” conta com publicações semanais de linguagem acessível à toda população. Para produzir o conteúdo, são feitas buscas diárias nas principais plataformas de pesquisas, em artigos científicos, revistas, jornais nacionais e internacionais, além de buscas nas principais sociedades médicas, como: Infectologia, Cardiologia e Pneumologia.
Além disso, as páginas no Instagram e Facebook também recebem dúvidas de internautas, por meio de comentários e mensagens, a respeito da doença. Ainda, de acordo com o grupo, enquetes são feitas para saber o níveis de conhecimento das pessoas sobre os assuntos tratados.
“O projeto “Covid em Evidência” acredita no poder da educação e da informação de qualidade como forma de conscientizar e motivar as pessoas a adotarem atitudes responsáveis e a terem um melhor entendimento dos fatos”, informou o grupo.