Site icon DeFato Online

Amepi defende protagonismo regional e cria grupo para acompanhar duplicação da BR-381

Amepi defende protagonismo regional e cria grupo para acompanhar duplicação da BR-381

Foto: Divulgação Amepi

A união de prefeitos em prol da região esteve na pauta da reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), na última semana. O encontro, dessa vez itinerante, foi realizado em Dom Silvério, na sexta-feira (15) e reuniu, prefeitos, vices, secretários e representantes dos governos municipais.

O presidente da associação, o prefeito de Itabira Marco Antônio Lage, destacou a importância do protagonismo regional, junto às esferas estadual e federal, para conquistas para o Médio Piracicaba. Ele pediu que os prefeitos se unam para cobrar de deputados federais mais empenho junto aos ministros em prol dos municípios.

“Precisamos de uma bancada do Médio Piracicaba. Que além das emendas parlamentares para cada município, eles cobrem e consigam junto aos ministérios, ações e projetos para a região”, destacou o presidente da Amepi.

Marco Antônio, que retorna de compromissos em Brasília, anunciou que a prioridade do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o segundo semestre de 2023,  é o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme o presidente da Amepi, essa é uma oportunidade de estados e municípios participarem e receberem recursos para obras e projetos.

BR-381

Outro assunto da reunião foram as obras de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, passando pela região. Após a publicação do edital para o leilão das obras, os prefeitos defenderam a revisão de locais de pedágios, para evitar escapes em estradas vicinais da região, prejudicando as vias e impactando os municípios. Para tanto, ficou acertado que a Amepi vai criar um grupo entre prefeitos ou representantes dos municípios para acompanhar os tramites da concessão e andamento das obras.

Calendário regional

Os prefeitos acertaram, via Câmara Técnica de Cultura, a organização de um calendário regional de eventos agropecuários, exposições e cavalgadas. O objetivo é evitar conflitos e possibilitar o intercambio entre os municípios, para que todos possam prestigiar os eventos tradicionais.

Segurança Pública

Durante a reunião,  o tenente-coronel Edivaldo Ramos Fernandes, da 17ª Cia Independente de Polícia Militar, com sede em Monlevade, mas que atende 10 cidades do Médio Piracicaba, defendeu mais integração regional para a segurança pública. Ele lembrou de situações em que bandidos cometem delitos em uma cidade e fogem para outras, em virtude da proximidade. Por isso, falou da importância de um amplo sistema monitoramento integrado, que foi apresentado pelo Tenente Daniel Andrade.

Reforma Tributária 

O procurador da Prefeitura de João Monlevade, Hugo Lázaro Marques, falou sobre a Reforma Tributária e os Impactos nos Municípios. Em sua apresentação, ele disse que as perpectivas são de crescimento econômico para os próximos 20 anos nos municípios da região. Segundo ele, entre as vantagens esperadas com a reforma tributária, está o fim da guerra tributária, entre União, Estados e municípios, para reter valores obtidos com impostos sobre o consumo de produtos e serviços. Em geral, as cidades terão ganhos com a reforma, ao longo das próximas duas décadas, mas que há previsão de fundos para compensar queda de arrecadação nas cidades em que isso acontecer.

Ao fim da reunião, o prefeito anfitrião, José Bráulio Aleixo (PTB) e o presidente da Amepi, Marco Antônio Lage (PSB), agradeceram a presença de todos e destacaram que a associação se fortalece com a participação de todos. Além dos dois, o encontro, prestigiado, contou com a presença dos prefeitos: Samantha Ávila, de Bela Vista de Minas (PSDB), e sua vice, Rode Basílio (União Brasil); do prefeito de Nova União, Ailton Guimarães (Avante); do prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania) e sua vice, Aparecida Araújo (Cidadania); o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira (União Brasil); o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante); o prefeito de Catas Altas, Saulo Morais (Patriota), o vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante) e o representante do prefeito de Alvinópolis, o ex-prefeito da cidade e ex-presidente da Amepi, Márcio Alves de Carvalho, o Marcinho.

Exit mobile version