América e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (5), pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. O jogo será às 22h, no Independência, com mando de campo do Coelho. A rádio Caraça FM 90,5 transmite o duelo a partir das 21h.
Para o mandante América, a vitória vale a liderança do Grupo B. Caso vença, a equipe alviverde ultrapassa o Athletic, que perdeu para o Atlético nessa terça-feira (4), e passa a ser o melhor time da chave, encaminhando uma vaga para a semifinal do Campeonato Mineiro.
Já pelo lado do Cruzeiro, vale a manutenção da liderança do Grupo C. Caso vença, a Raposa se mantém líder na chave e encaminha a classificação para a semi do Estadual. A equipe celeste vem embalada após duas vitórias nas duas últimas rodadas.
Histórico do clássico
Ao longo da história, América e Cruzeiro já se enfrentaram 378 vezes, sendo que a Raposa venceu 157 duelos, o Coelho se saiu melhor em 109 jogos e o placar ficou empatado em 109 ocasiões.
No entanto, em um histórico recente, contando desde 2021, as equipes se encontraram 10 vezes, sendo que a Raposa só venceu uma. Nos outros nove jogos, foram oito vitórias do alviverde e um empate.
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro buscará encerrar um jejum de vitórias sobre o América no estadual. O último triunfo celeste em clássicos válidos pelo Campeonato Mineiro aconteceu em abril de 2019, quando a Raposa aplicou 3 a 0 no rival, no Mineirão, e se classificou para a final da competição.
América x Cruzeiro
Dara: 05/02/2025
Horário: 22h
Motivo: Campeonato Mineiro – 6ª rodada
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Transmissão: Globo e Premiere
- América
Provável escalação: Matheus Mendes; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Felipe Amaral, Elizari e Cauan Barros; Fabinho, Figueiredo e Jonathas
Desfalques: Alê (dores no joelho esquerdo), Benítez (lesão na coxa esquerda) e Miqueias (lesão muscular na coxa esquerda)
- Cruzeiro
Provável escalação: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Marquinhos (Kaio Jorge), Dudu e Gabigol.
Desfalques: João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito), Japa (lesão na coxa esquerda) e Juan Dinenno (lesão ligamentar no joelho direito)