Ana Luiza Caetano encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com queda nas oitavas de final do individual feminino, neste sábado (3), diante da francesa Liza Barbelin, ao ser derrotada por 6 a 2. Ela já havia sido eliminada nas duplas mistas, ao lado de Marcus D’Almeida, na sexta-feira (2).
Apesar da eliminação, a brasileira faz história em Paris 2024. Ao fechar na nona colocação, ela garante sua melhor colocação na história e repete Ane Marcelle, também em nona nos Jogos do Rio 2016.
A brasileira mostrou nervosismo em sua disputa com a arqueira local e saiu em desvantagem de 2 a 0 ao sair atrás com 28 a 25 (fez uma flecha com apenas 7 pontos). A reação veio no giro seguinte, com 27 a 26 para Ana Luiza.
Nos dois sets seguintes, porém, a francesa chegou à vitória apertada, com 28 a 27 duas vezes seguidas, garantindo quatro pontos e alcançando os 6 a 2, definindo a vaga sem a necessidade do quinto set e encerrando a participação da jovem brasileira de 21 anos.
“É duro, né. Perder nunca é fácil, mas fiz o meu trabalho. Eu não esperava um combate fácil e é bom ver o quanto o esporte está crescendo no Brasil”, disse, ao SporTV. “O meu objetivo aqui era trazer visibilidade para um esporte muito pouco conhecido, mas muito legal”.
Neste domingo (4) é a vez de Marcus D’Almeida realizar uma final antecipada pelas oitavas de final. Por causa do chaveamento, o brasileiro terá pela frente o sul-coreano Kim Woojin, segundo do mundo e com o qual todos imaginavam uma disputa pelo ouro.