O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) se reuniu no início da última semana com a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena de Castro, para tratar da instalação de um curso de Medicina em João Monlevade. O encontro em Brasília teve também a participação do deputado federal Rodrigo de Castro e do estadual Tito Torres, ambos do PSDB.
O ensino para futuros médicos em João Monlevade foi a principal promessa de campanha da prefeita eleita Simone Carvalho (PSDB). As articulações acontecem com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que tem um campus no município. Os deputados e o senador disseram ter deixado o encontro com boas perspectivas. “Essa é uma demanda importante para o município, que poderá beneficiar os moradores de toda a região, mas também pela formação de novos médicos. Tenho certeza que o Ministério realizará os esforços necessários nesse sentido”, escreveu o senador em seu perfil no Facebook.
A solicitação protocolada no Ministério da Educação agora precisa ser despachado pelo responsável pela pasta, Mendonça Filho. “Acredito que a formação de médicos em Monlevade pode ajudar a equilibrar regionalmente o número de profissionais por habitantes no município e cidades vizinhas”, afirmou o deputado estadual Tito Torres.
Já o deputado federal Rodrigo de Castro falou da necessidade de garantir novos polos de formação médica. “A região de João Monlevade, que tem mais de 370 mil habitantes, pode e precisa ter uma faculdade de medicina para facilitar o acesso dos estudantes ao curso e descentralizar este tipo de ensino. Monlevade tem a estrutura necessária para sediar uma faculdade de medicina”, disse o tucano.
De acordo com a prefeita Simone Carvalho, reuniões já foram realizadas com a reitoria da Ufop, inclusive com acerto de detalhes. Embora a equipe da administração municipal também tenha se encontrado com outras instituições, a opção mais plausível é de que, caso o curso seja instalado em João Monlevade, aproveite a estrutura da Federal de Ouro Preto.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade informou que a prefeita telefonou para os deputados e o senador para agradecer pela intermediação na capital federal. “(O curso de Medicina) Será muito bom para o município, para a região do Médio Piracicaba e para Minas Gerais”, declarou Simone.