Site icon DeFato Online

Andando com Deus

andando-com-Deus

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:5-9)

Quem nunca ouviu falar da Arca de Noé? Do Dilúvio?… Poucos, porém, conhecem o contexto que antecede esses fatos. A Bíblia nos diz que os olhos de Deus passeiam por toda terra, Ele vê tudo e todos, foi assim, que observando a humanidade, viu que se havia multiplicado na terra, de forma contínua, a maldade das pessoas. Triste, arrependido, com o coração pesaroso, Ele toma uma decisão, em 120 anos faria desaparecer da terra todo ser vivente, Seu Juízo viria através de um terrível dilúvio.

A continuidade da humanidade estaria comprometida, não fosse um homem, que ao invés de seguir a maioria, decidiu andar com Deus. Entre seus contemporâneos, tornou-se um homem justo e integro, por isso alcançou o favor de Deus, recebendo deste, uma oportunidade de salvação através da fé obediente, pela qual ele deveria construir uma arca para nela salvar-se e salvar a sua família.

Sem dúvida alguma, o que fez a diferença na vida de Noé foi escolher andar com Deus, em meio a uma geração que somente o desprezava. Talvez muitos o tinha por fanático, louco e ‘santarrão’, mas Noé tinha algo em seu coração, ele desejava, de verdade, agradar a Deus e conseguiu. Não deve ter sido fácil viver certo em um mundo errado, mas com certeza para Noé valeu a pena.

Andar com Deus hoje não é diferente, quando Jesus esteve na terra o seu convite principal foi: “SEGUE-ME”. O texto não diz que Deus andava com Noé, mas o contrário, Noé era quem andava com Deus. Precisamos deixar nossos próprios caminhos, e até caminhos feitos por outros e seguir Àquele que é o Caminho. Alguns felizardos deixaram tudo e todos e sem pensar duas vezes tornaram-se verdadeiros cristãos (seguidores de Cristo).

Com a história de Noé podemos aprender algumas importantes lições sobre por que é tão importante andar com Deus, vejamos.  Em primeiro lugar, É IMPOSSÍVEL ANDAR COM DEUS E NÃO SER TRANSFORMADO EM UMA PESSOA MELHOR. Noé não andava com Deus por que era uma boa pessoa, ele converteu-se numa boa pessoa quando começou a andar com Deus.

É como naquele ditado: “Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem tu és.” É incrível como o relacionamento com Deus nos transforma. Quantos pararam de trair seus cônjuges, abandonaram a criminalidade, deixaram de ser pessoas violentas, de se auto destruírem com vícios, de fazerem negócios ilícitos, e passaram a amar o próximo, a si e a Deus de verdade, ou seja, se tornaram pessoas melhores desde o momento que se tornaram seguidores de Cristo. Se você diz que está andando com Deus e não tem sido transformado em uma pessoa melhor, você não sabe o que está falando.

Em segundo lugar, É IMPOSSÍVEL ANDAR COM DEUS E NÃO FAZER A DIFERENÇA. Noé tornou-se único em sua geração, não havia outro em sua época que devotasse tanto amor a Deus. Aprendo com ele que não é o ambiente que determina o caráter de uma pessoa, mas o nível do seu compromisso e relacionamento com Deus. Jesus afirmou que seus seguidores seriam luz do mundo e sal da terra, mas que luz é essa que não brilha? Que sal é esse que não salga?

É fácil distinguir os seguidores de Jesus na sociedade, são pessoas integras, justas, idôneas, cujo o foco é agradar a Deus, por isso não fazem o que todo mundo faz, não seguem a maioria, seguem a Jesus. Não se deixam influenciar pelo erro, ao contrário influenciam fazendo o que é certo. Você jamais verá um verdadeiro cristão fazendo mau ao seu próximo, fazendo coisas que pesam o coração de Deus. Aprendi que ser cristão não é ser da religião de Cristo, é ser imitador de Cristo.

Em último lugar, É IMPOSSÍVEL ANDAR COM DEUS E TER O MESMO DESTINO DOS QUE O IGNORAM. “Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.” (Gênesis 6:17,18)

Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Está escrito: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa.” Foi exatamente o que aconteceu com Noé e sua família. Quando esteve aqui na terra Jesus falou mais do inferno do que do céu, anunciando que era necessário arrepender-se de seus pecados e segui-lo para que fossem salvos do Juízo de Deus. Acredito que Ele não mentiu, o Dia do Juízo chegará e aqueles que estiverem em Cristo, como Noé e sua família na arca, serão salvos. Se quisermos mudar de vida e alterar nosso destino, precisamos começar mudando de companhia, minha mãe sempre nos dizia: “Quem mistura com porco, farelo come.” Escolha viver a vida andando com Deus.

Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version