Site icon DeFato Online

Anderson Cerceau, responsável técnico da DMX Run, fala sobre o sucesso do evento

Anderson Cerceau, responsável técnico da DMX Run, fala sobre o sucesso do evento

Foto: Gustavo Linhares / DeFato

Neste domingo (23), aconteceu a Volta Mata do Intelecto – DMX Run. O evento reuniu centenas de pessoas que buscavam praticar o esporte, competir de maneira saudável e, ainda, vivenciar um momento de lazer e descontração. O responsável técnico pela corrida foi Anderson Cerceau, personal trainer e profissional da educação física, que é referência na prática esportiva em Itabira. 

 

A corrida veio como um incentivo aos cuidados com a saúde e também foi uma celebração dos dez anos da DMX Scan, com um encontro completamente dedicado à promoção do bem-estar, que contou com muita diversão e entretenimento familiar.

Anderson Cerceau falou sobre a importância do esporte para a saúde: 

“O esporte oferece os benefícios de levar, para qualquer pessoa em qualquer idade, muitas influências positivas. Esses benefícios são físicos, mentais e fisiológicos. Você tem os aspectos físicos, que estão voltados para o ganho de lateralidade, força muscular, condicionamento físico. Os fisiológicos envolvem melhorar os níveis sanguíneos, a saúde de forma geral, até porque você melhora todo o aspecto físico. As vantagens mentais vêm, principalmente, pela liberação de hormônios que dão a sensação de prazer. A atividade física promove a sensação de melhoria da qualidade de vida e bem-estar físico, em geral.”

Durante o evento, também aconteceu uma homenagem à corredora Alice de Oliveira Silva, conhecida como ‘Tia Neném’, que faleceu recentemente e foi um ícone da prática da corrida de rua em Itabira. A atleta teve sua memória celebrada com a entrega de uma placa a seus familiares e uma longa salva de palmas. Anderson Cerceau  comentou a importância desse gesto: 

“Foi muito importante a Corrida, através dos organizadores e patrocinadores, ter feito essa homenagem à Tia Neném. Ela foi e é um grande ícone da corrida de rua em Itabira. As pessoas que praticam esse esporte sempre a tiveram como uma pessoa muito divertida, cheia de vida, idosa, mas com saúde e querendo sempre fazer as coisas positivas. Então, esse legado que ela deixa por ser uma pessoa de referência, por tudo que ela fez na atividade física e na corrida de rua, vai mais pela alegria e por mostrar que quem faz uma atividade física duradoura e persiste nela, tende a conseguir os resultados de ter um corpo mais saudável e uma vida longeva.” 

Cerceau também pontuou sobre os desafios de desenvolver o trajeto, inovador e inventivo: 

“A organização desse trajeto foi bem complexa, há muito tempo não conseguíamos fazer esse tipo de atividade em Itabira. Esse desenvolvimento foi muito desafiador, demandando um incessante trabalho da Transita junto conosco. (…) A gente pensa que valeu a pena demais, cada reunião, cada momento. Porque foi muito bonito ver aquela Itabira inteira depois da Concha Acústica no Memorial Carlos Drummond de Andrade, que são pontos turísticos da cidade e, geralmente, não são muito utilizados pelos corredores. Recebemos retorno dos corredores dizendo que a dificuldade da subida foi suprimida pela beleza da trilha e dos pontos turísticos.”

O trajeto realmente foi inventivo, levou os corredores aos seus limites e promoveu a superação no esporte. Anderson Cerceau é autoridade no assunto, visto que corre nas maratonas mais desafiadoras do país. Por isso, ele ressalta a importância de manter o foco no objetivo: 

“Eu gosto sempre de falar do que a corrida traz de entendimento do poder de superação para as pessoas. Muitas pessoas que não se consideram capazes de fazer alguma coisa, se descobrem na corrida porque veem que os limites são impostos por nós mesmos. E a partir do momento que a gente quer, treina, busca e se compromete, quase sempre a realização daquilo que a gente tanto quis será concretizada. A corrida mostra isso claramente, essa diferenciação em você querer algo, correr atrás, se comprometer.”

A DMX Run – Volta da Mata do Intelecto é um evento apoiado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Transita, Itaurb e Samu.

Exit mobile version