Itabira terá mais um representante no Conselho de Administração da Vale. Nesta sexta-feira (12), com 3.485 votos, o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, foi eleito conselheiro da mineradora.
Ele representará os trabalhadores junto à direção da empresa durante os anos de 2021 e 2022. Durante o mandato, será acompanhado por Lúcio Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Tocantis e Pará.
As eleições aconteceram entre os dias 9 e 11 de fevereiro, sendo que apenas os trabalhadores da Vale — em todo Brasil — puderam votar. A apuração aconteceu nesta sexta-feira. Após a confirmação da sua vitória, André Viana agradeceu a confiança dos trabalhadores da mineradora, que optaram pelo seu nome entre 11 candidatos ao Conselho de Administração da Vale.
“Tivemos votos em quase todas as unidades da Vale no Brasil. Em Itabira vencemos em todas as urnas das minas: Cauê, Conceição e Periquito. Também vencemos em todas as urnas em Minas Gerais. O que mostra que temos o apoio dos trabalhadores, sobretudo dos itabiranos”, ressalta André Viana.
O presidente do Sindicato Metabase, enquanto conselheiro da Vale, buscará junto a direção da mineradora investimentos no trabalhador, nas áreas de trabalho e nas comunidades em que a empresa atua. Mas, para isso, afirma ser necessário união entre as lideranças.
“É importante parabenizar todas as chapas concorrentes. Agora não tem mais A ou B e temos que nos unir e lutar pelos trabalhadores e pelas gerações futuras”, destaca o sindicalista.
A posse de André Viana no Conselho de Administração da Vale deve acontecer em março. Antes, porém, devem ser realizado alguns trâmites burocráticos, assim como a aprovação final da Comissão de Valores Mobiliários. “São procedimentos de praxe e a posse deve acontece em março”, diz.