Na tarde de segunda-feira (28), o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, esteve em Belo Horizonte para encontrar com o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira “Zé Fernando” (MDB), que é prefeito de Conceição do Mato Dentro.
No encontro, André Viana destacou a sua preocupação com a exaustão das minas de minério em Itabira — que pode acontecer daqui oito anos, conforme indicado em relatório da mineradora Vale direcionado ao mercado internacional. “São inúmeros os desafios da mineração em uma mina com uma data de validade tão próxima. Lutar por caminhos que levem de forma sustentável o aumento da vida útil da mineração e do beneficiamento é essencial para manutenção dos empregos e postos de trabalho. É por isso que estou aqui: promover a discussão desta exaustão é necessário”, destacou o presidente do Metabase.
De acordo com André Viana, investimentos podem prorrogar a vida útil das minas de Itabira e de Minas Gerais. “Neste ano, a Vale completa 80 anos e a expectativa de todos está voltada para o futuro. Exigir da empresa estudos, investimentos, qualificação da mão de obra e transparência é nosso dever, inclusive do sindicato que defende a os trabalhadores do setor extrativo mineral”, afirmou.
Anglo American
Outro assunto tratado no encontro foi as ações do Sindicato Metabase relacionadas à mineradora Anglo American — que administra o sistema Minas-Rio em Conceição do Mato Dentro. “Estamos em um processo de mudança de horários de turno de 1.200 trabalhadores daquela empresa. Diversas reuniões foram realizadas e em breve apresentaremos opções para que eles, os trabalhadores, decidam, democraticamente, o que eles querem. A palavra final é sempre deles”, explicou André Viana.
Zé Fernando ressaltou a importância do encontro e da discussão sobre o futuro da mineração. “É sempre uma excelente oportunidade receber as informações do Sindicato Metabase. Acho válida sua preocupação com a exaustão das minas em Itabira, assunto este que também é minha preocupação”, ressaltou.