O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou, na última sexta-feira (18), um pacote de obras em oito pontos do Anel Rodoviário com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) – cuja terceira fase foi anunciada pela União na semana passada. O Município ficará responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras, que incluem a construção ou alargamento de viadutos já existentes, alças viárias e passarelas. O investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão, com recursos do governo federal.
O prefeito Fuad Noman ressaltou que o conjunto de obras vai melhorar o trânsito não só da via, mas de outros importantes corredores da capital. “Não é uma obra que será feira rapidamente, porque é uma obra complexa, com vários projetos, e não consigo fazer as obras nos oito viadutos ao mesmo tempo. Vamos um depois o outro. Teremos uma série de transtornos para quem utiliza o Anel. De fato, não é possível uma obra desta sem transtornos, mas a população há de compreender a importância desse momento que é o início da redenção do Anel Rodoviário”, disse.
O Anel Rodoviário hoje é local de uma parcela significativa de acidentes de trânsito no município, especialmente atropelamentos com vítimas fatais. Para se ter uma ideia, em 2022, a Polícia Militar Rodoviária registrou cerca de 730 acidentes com vítimas no Anel Rodoviário, resultando em 60 mortes.
Confira a lista de obras:
- 1. Viaduto da BR-040 sobre o Anel Rodoviário (previsão de início em abril/24)
Novas alças viárias e implantação de novo viaduto. - 2. Viaduto sobre a Av. Amazonas (previsão de início das obras em setembro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de dois novos viadutos, alças e passarela. - 3. Viaduto sobre a Av. Presidente Antônio Carlos (previsão de início das obras em setembro/24)
Alargamento de viaduto existente, alças e passarela. - 4. Pontilhão ferroviário bairro Betânia (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela. - 5. Viaduto sobre a Av. Tereza Cristina (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento do viaduto existente, implantação de novo viaduto, alças e passarela. - 6. Viaduto da Praça São Vicente (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Implantação de quatro novos viadutos e alças viárias. - 7. Viaduto sobre a Av. Pedro II (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Implantação de dois novos viadutos e alças viárias. - 8. Viaduto sobre a Av. Cristiano Machado (previsão de licitação de projeto executivo em janeiro/24)
Alargamento de viaduto existente e implantação de novo viaduto.
Histórico
O Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo foi construído no início da década de 1960 com o objetivo de desafogar o tráfego de carga que crescia e passava pela região central de Belo Horizonte. No entanto, teve seu uso modificado – principalmente por conta do crescimento populacional da Região Metropolitana – e se tornou um dos corredores de trânsito urbano mais movimentados da cidade.
Com 26,2 quilômetros de extensão, o Anel Rodoviário começa na união das rodovias BR-262 e BR-381, na altura dos bairros Goiânia e Nazaré, na região Nordeste, e termina no encontro das rodovias BR-040 e BR-356, no bairro Olhos d’Água, na região Oeste.