A Anglo American concluiu a passagem dos equipamentos de inspeção interna nos 529 quilômetros do mineroduto que liga a mina de Conceição do Mato Dentro (MG) ao Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Agora, os dados gerados serão analisados por uma empresa independente e os relatórios conclusivos deverão ser entregues em outubro.
As análises vão ser utilizadas como referência para eventuais medidas a serem tomadas pela empresa e também serão enviadas para os órgãos públicos competentes com o objetivo de embasar a autorização para a volta das atividades da companhia, prevista para o último trimestre deste ano.
Os equipamentos utilizados para a inspeção são chamados PIGs (sigla em inglês para Ferramenta de Investigação de Dutos). Eles possuem sensores capazes de indicar, com precisão, indícios de deformações, corrosões ou trincas na tubulação. Veja o vídeo:
Em nota enviada à imprensa, a Anglo American afirmou que está comprometida a voltar a operar apenas após inspeções minuciosas. A empresa defendeu que “o Minas-Rio continua sendo competitivo, com um produto de qualidade e alta demanda no mercado internacional de minério de ferro”.