A Anglo American enviou nota à imprensa na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, reafirmando o posicionamento de que trabalhadores de Conceição do Mato Dentro e cidades vizinhas terão prioridade nas contratações para a terceira etapa do projeto Minas-Rio. Em Conceição, há forte movimento de insatisfação por parte dos moradores e cobrança de entidades representativas, que reclamam da falta de oportunidades. Esse cenário foi mostrado em reportagem de DeFato Online nessa quinta-feira (15).
De acordo com a Anglo American, os preparativos para a expansão da Mina do Sapo, em Conceição do Mato Dentro, já começaram. A empresa cita que deverão ser criados cerca de 800 postos de trabalho ao longo dos quatro anos de obras e reitera, mais de uma vez na nota, que “a prioridade de contratação é para quem mora nas áreas de influência direta e indireta da operação, na região de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro”.
As reclamações contra as contratações de “forasteiros” tomam conta de grupos de discussões em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. Participantes, inclusive, planejam manifestações para chamar a atenção da mineradora. Os protestos ainda não têm data acertada, mas a mobilização cresce na cidade. Até mesmo um colegiado, com integrantes de associações comerciais, Câmara de Vereadores e Prefeitura foi montado para acompanhar as contratações.
Nesta sexta-feira, a Anglo American reafirmou o que já havia informado a DeFato Online no dia anterior, de que mantém nos municípios em que atual um auxílio sistemático para orientar os moradores a elaborar seus currículos. Em Conceição do Mato Dentro, o atendimento acontece a cada 15 dias no Posto de Atendimento ao Migrante (PAM). Em Dom Joaquim e em Alvorada de Minas, o serviço acontece uma vez por mês, nos postos de atendimento.
Neste momento de preparação para a Etapa 3, a Anglo American contratou a construtora Barbosa Mello para iniciar as obras de alteamento da barragem de rejeitos, uma das principais da nova fase e que mais mão de obra demandará. A empresa afirma que acompanhará de perto a contratação de profissionais por parte da construtora, que deverá dar prioridade para os moradores da região.
Outro ponto citado pela Anglo American é que segue firme a parceria da mineradora com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Essa parceria, nascida da necessidade de se profissionalizar mão de obra especializada local, já capacitou 651 pessoas, sendo que 532 delas foram contratadas pela empresa para trabalhar na região. “A permanência da parceria é fruto do interesse da empresa de que a comunidade cresça junto com ela, e de que a região se torne referência em qualificação e formação de mão de obra”, afirma a Anglo American.
No momento, no projeto Minas-Rio, há 200 vagas de terceirizados abertas nas funções de: elétrica, mecânica, lubrificação, carpinteiro, pedreiro, encanador, motorista, soldador, entre outras.
“A Anglo American reafirma: moradores da região terão prioridade para serem contratados. Mais de 3 mil currículos de pessoas de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro estão sendo analisados. O objetivo é identificar aqueles que possuem o perfil adequado para as vagas abertas”, reafirma a empresa.
As licenças para a expansão do Minas-Rio foram conquistadas no fim de janeiro. Atualmente, o projeto emprega 4.853 pessoas. Com a continuidade operacional garantida, até 800 novos empregos serão criados, com a possibilidade de geração de outras 100 vagas permanentes ao iniciar as operações. Quem tiver interesse em trabalhar na Etapa 3 do Minas-Rio deve procurar um dos postos de divulgação da Anglo American nas cidades da região ou depositar seu currículo nos postos de atendimento. Dúvidas, ligar para 0800-941-7100 (ligação gratuita).