Anglo American retoma envio de minério após reparos em mineroduto
Atividade estava suspensa desde o dia 12 de março, quando ocorreu um vazamento em Santo Antônio do Grama
A Anglo American informou que retomou na noite dessa terça-feira, 27 de março, a operação do sistema Minas-Rio, com envio de minério pelo mineroduto que liga Conceição do Mato Dentro ao porto de Açu, no Rio de Janeiro. As atividades estavam suspensas desde o último dia 12, quando ocorreu um vazamento no duto em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata de Minas Gerais.
De acordo com a mineradora, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu anuência para a retomada das atividades nessa terça-feira, após conclusão da análise da documentação apresentada pela empresa, que evidencia o cumprimento de uma série de ações de resposta ao incidente. No fim da semana passada, a Anglo American já havia feito testes com envio de água após os reparos no mineroduto.
De acordo com a empresa, entre as ações de reparação em andamento, destaca-se a limpeza da calha e das margens do córrego Santo Antônio do Grama, iniciada no dia 15 de março, que continua sendo realizada por uma equipe de 200 profissionais. O prazo de finalização é até o dia 31 de maio. O monitoramento da água também será mantido, com reportes periódicos aos órgãos competentes.
A Anglo American ainda argumentou que mantém o diálogo com a comunidade local e realiza um levantamento nas áreas rural e urbana de Santo Antônio do Grama, de modo a identificar oportunidades de ações complementares.
O abastecimento de água na cidade está normalizado desde o dia 15 de março, com captação de água no ribeirão Salgado. No dia 16, a Anglo American concluiu as obras de uma nova adutora definitiva, garantindo uma segunda opção de fornecimento de água para a cidade.