Site icon DeFato Online

Aniversário de Itabira: guardas de marujos homenageiam Nossa Senhora do Rosário

Cortejo seguiu para a catedral. Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online

Cortejo seguiu para a catedral. Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online

O sábado itabirano ficou mais colorido com as fitas de marujeiros que desfilaram pelo aniversário do município. A festa teve início no Largo do Batistinha, onde as sete guardas se reuniram em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Rosário e seguiu para a catedral que leva o nome da santa.

A apresentação contou com as Guardas de Marujos Nossa Senhora da Aparecida, de Nossa Senhora da Saúde, de São Benedito, de Santa Efigênia e as três de Nossa Senhora do Rosário – dos bairros Vila Paciência, Água Fresca e Serra dos Alves.

Nossa Senhora do rosário é a padroeira de Itabira. Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online

Com uma relevância histórica para a população negra no Brasil, a padroeira Nossa Senhora do Rosário é sempre um ponto de apoio para Elaini Marta Melo. A itabirana agradece à santa por ampará-la nas dificuldades e trazê-la mais pra perto da comunidade: “Eu tenho amigos demais! Eu ajudo na igreja aqui e lá na minha comunidade São Geraldo Majela”.

Até mesmo São Pedro parece ter estado presente ao abençoar a tarde com um dia ensolarado. A procissão seguiu pelo Centro Histórico e terminou com a missa conga na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. Ao fim da celebração, fiéis puderam se deliciar com as comidas e bebidas oferecidas na festa em frente à igreja.

Confira fotos do cortejo:

 

Exit mobile version