A Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada ao fomento do investimento anjo e ao apoio ao empreendedorismo de inovação, inaugura nesta quarta-feira (23), às 19h, seu núcleo regional em Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. A unidade surge como uma estratégia para impulsionar o ambiente de inovação e startups no Estado, que já se destaca nacionalmente nessas áreas.
Fundada em 2011, a Anjos do Brasil atua como uma rede de investidores anjo que já conectou mais de 500 investidores a mais de 330 startups em todo o país. A rede também é ativa na produção de conhecimento para empreendedores, na proposição de políticas públicas e no apoio a negócios de impacto social. Em 2023, o total de investimentos da rede no Brasil foi de R$ 886 milhões.
Minas Gerais: um polo de inovação e startups
A escolha de Minas Gerais para sediar o novo núcleo da Anjos do Brasil reflete o protagonismo do Estado no cenário de inovação e empreendedorismo. A nova unidade mineira será a 10ª da organização no Brasil e espera atrair mais investidores anjo para a região, incentivando o crescimento das startups locais.
Liderança e planos para o futuro
O núcleo mineiro será liderado por Filipe Alvarenga, presidente da Alvarenga Participações e do conselho do núcleo de Minas Gerais da Anjos do Brasil. A sede do novo núcleo será instalada no escritório da Alvarenga Participações, onde ocorrerão reuniões e rodadas de negócios.
“O núcleo de Minas Gerais é o ponto focal e central de todas as startups e todos os investidores anjos do Estado, ou seja, todos que tiverem interesse em alcançar a Anjos do Brasil, como startup ou como investidores, eles obrigatoriamente passam aqui por dentro. É um trabalho 100% pro bono. A gente tem hoje uma equipe considerável fazendo esse trabalho, pensando no desenvolvimento do Estado. Ou seja, a gente traz uma ferramenta de inovação para Minas Gerais que é de suma importância pensando em crescimento, não só da capital, mas considerando que a gente vai acessar todas as cidades mineiras”, explica Filipe Alvarenga.
A primeira rodada de negócios do núcleo ocorrerá na quinta-feira (24), onde as startups LastWish e Metrópole4 apresentarão seus projetos a potenciais investidores.
“O núcleo Minas Gerais da Anjos do Brasil é um potencial de crescimento econômico muito grande que a gente pode tratar. A gente está falando que, em 2023, foram quase 900 milhões investidos [no País]”, destaca Filipe Alvarenga. “Estamos abrindo uma porta para poder criar um grande movimento. Entendemos que Minas tem um grande potencial financeiro e o mineiro sai para fazer isso fora do Estado. Então, por que não fazer isso aqui em Minas?”, conclui.