Considerada uma das melhores e mais tradicionais escolas da rede pública de ensino de Itabira, a Escola Estadual Major Lage comemorou uma grande vitória, sonhada há alguns anos. Nessa quinta-feira (25), o governo do Estado permitiu que escola ocupe o prédio do antigo Fórum de Itabira, localizado ao lado do Major Lage, na pracinha do Pará.
Essa conquista se deve a atuação do deputado estadual Tito Torres (PL) que, atendendo a pedidos da comunidade representada pelo ex-vereador Allaim, intermediou junto ao governo de Minas Gerais a possibilidade de cessão do prédio. Vale ressaltar que o o antigo Fórum está desocupado há cerca de seis anos e deve passar por vitorias, reformas, adequações e adaptações para ser usado pela escola. Assim, ainda não há data de quando ele estará acessível aos alunos.
Já foi elaborado o Termo de Vinculação e Responsabilidade (TVR) do imóvel que tem área total de 1.302,40 m2 destinando-o à ampliação da Escola.
“Fizemos um trabalho de articulação demonstrando a importância de dar um uso proveitoso às instalações ociosas do Fórum atendendo esse anseio antigo da comunidade. Em nossas tratativas com o governo, ressaltamos que o imóvel atende a necessidade da escola de contar com mais espaço e infraestrutura moderna”, afirma Tito Torres.
Atualmente, a Escola Estadual Major Lage atende 1048 alunos dos anos iniciais até os finais. Tradicional e com vagas disputadas, o Major Lage tem elevadas notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e é destaque em todo Estado. O alto nível dos alunos e a dedicação de equipe surpreendem já que o espaço ocupado hoje pela escola não oferece quadra e biblioteca. Além disso, muitas de salas são improvisadas.
“Desde 2015, quando o Fórum foi desocupado, estamos pleiteando ocupar o imóvel. Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura para atender melhor nossos alunos e motivá-los ainda mais com um espaço mais adequado”, afirma a diretora Tatiana Amaral Silva.