A Prefeitura de Itabira inaugurou na manhã deste sábado, 30 de março, o Espaço Multiuso Etelvino Avelar, onde funcionará a Feira Livre, na rua Duque de Caxias, na Esplanada da Estação. Durante a cerimônia, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) falou da possibilidade de revogar o decreto que determinou o fim da venda de bebidas alcoólicas no evento.
Desde julho do ano passado, só podem ser vendidos produtos de origens artesanais, atestados pelos órgãos reguladores e embalados. O consumo no local é proibido. Segundo alegou o município, a medida se justifica pela segurança.
Feirantes cadastrados
Ronaldo Magalhães lembrou que a feira livre não era regularizada e os feirantes, em sua maioria, não tinham cadastro ou alvará. “Hoje são todos regularizados, então, podemos pensar [em revogar o decreto]. O problema da bebida, no passado, era no pós-feira. As pessoas chegavam aqui lá pelas 14h, 15h, e ficavam bebendo. Tive notícias que até drogas havia aqui à noite e que isso incomodava a comunidade vizinha. Não respeitavam os horários, a sociedade. Então, resolvi através do decreto suspender o consumo de bebidas na feira”, comentou.
Agora, no novo espaço, a feira livre está mais organizada e o prefeito disse que pretende conversar com os feirantes. Contudo, ele disse que vai exigir que haja “seriedade e compromisso” para que a situação não volte a ser desordenada. “Não quero que isso aqui seja uma bagunça como era. Tinha drogas e sexo pela rua afora, um desrespeito às pessoas. E a responsabilidade é minha. Eu tenho que cuidar da cidade. Mas podemos conversar e chegar em um acordo. Se for para funcionar bem, com respeito a Itabira, às autoridades e aos feirantes, podemos conversar”, ponderou o petebista.
Espaço revitalizado
O novo espaço permitirá a ampliação da feira livre e oferece melhores acomodações para os feirantes. O projeto foi licitado e orçado em R$ 673 mil, com a obra construída pela construtora Sérvulo. Durante a inauguração foi feita a entrega simbólica do local à Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira.
“Hoje podemos entregar essa feira para pessoas sérias, comprometidas, que vão com certeza trabalhar melhor, com mais conforto e oferecer isso também aos seus clientes, ao povo de Itabira que vem aqui buscar os produtos da roça”, comentou Ronaldo Magalhães. A inauguração contou com a participação de secretários municipais, vereadores, policiais militares e familiares de Eltevino Avelar.
Protesto
Durante a inauguração do Espaço Multiuso, rondantes da Itaurb, junto ao presidente do Sindicato dos Servidores, Auro Gonzaga, fizeram um manifesto pacífico contra as demissões previstas para acontecer na autarquia. Enquanto o prefeito discursava, eles deram as costas ao palco. Em seguida, de mãos dadas, fizeram uma oração em voz alta.
[foogallery id=”174720″]