O voto é facultativo para quem tem mais de 70 anos. No entanto, José Mendes, de 86 anos, fez questão de levantar cedo neste domingo (2) para votar. Natural de Rio Piracicaba, o idoso mora há 68 anos em João Monlevade.
José Mendes era a terceira pessoa que estava na fila. Assim que abriram os portões da Escola Estadual Antônio Papini, às 8h, ele já estava preparado. Com o título em mãos, “colinha” com os votos dele e máscara no rosto, José Mendes mais uma vez exerceu o papel de cidadão.
“Eu nunca deixei de votar. É muito importante exercermos o voto, é o que nos dá dignidade. Não adianta querer cobrar depois caso não vote. Essa é a festa da democracia que conquistamos com muita luta e suor”, disse emocionado.
Consciente
Além disso, José Mendes preza pelo estudo antes de votar.
“Temos que colocar pessoas instruídas para reger o nosso país e nossa Minas Gerais, tão linda. É jogar voto fora escolher qualquer um. Não basta só votar, tem que votar direito. Eu vi todos os debates, conversei com colegas que também buscam conhecimento antes de exercer o voto”, finalizou o idoso.
A votação termina às 17h (horário de Brasília). Em João Monlevade tudo ocorre de forma tranquila ao longo do dia, sem nenhuma intercorrência de destaque de acordo com o Cartório Eleitoral e a Polícia Militar.
Saiba tudo o que acontece durante e depois do período de votação! O portal Defato e a rádio Caraça FM realizaram a cobertura completa com notícias o tempo todo, análises técnicas e políticas, informações sobre o processo eleitoral e candidatos que disputam as vagas.
Para não perder nada, acesse: www.defatoonline.com.br ou sintonize a 90,5 FM.