Apagão deixa Itabira e mais 10 cidades às escuras na noite dessa terça-feira
A queda na energia se estendeu até a madrugada desta quarta-feira, 31, em algumas localidades
Itabira e diversas cidades da região ficaram às escuras na noite dessa terça-feira, 30 de janeiro. Um apagão pegou diversas pessoas de surpresa a partir das 18h40. Alguns comércios tiveram que encerrar o expediente mais cedo, devido à forte chuva que caiu no final da tarde e à falta de energia elétrica.
Além de Itabira, as cidades afetadas foram Bela Vista de Minas, Dionísio, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e São Sebastião do Rio Preto.
De acordo com o setor de assessoria técnica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), descargas atmosféricas atingiram o sistema elétrico do município, provocando o desligamento da Subestação Itabira 2, localizada no bairro Pedreira, o que causou a interrupção do fornecimento de energia para um total de 11 cidades.
A queda na energia se estendeu até a madrugada desta quarta-feira, 31, em algumas localidades. Durante o apagão, puderam ser percebidos alguns “piques” de retorno da eletricidade. “A Cemig imediatamente mobilizou diversas equipes e cerca de uma hora mais tarde, às 19h45, restabeleceu o fornecimento para quatro cidades: Itabira, Santa Maria de Itabira, Passabém e São Sebastião do Rio Preto”, informou a concessionária.
Mesmo em Itabira, onde a energia foi religada primeiro, o retorno aconteceu de maneira progressiva. Alguns bairros foram iluminados imediatamente, enquanto outros demoraram mais.
Ainda segundo a Cemig, engenheiros e técnicos da companhia trabalharam durante toda a noite e madrugada, e normalizaram o sistema gradativamente para as demais cidades. “Por volta das 4h, os profissionais concluíram a correção na SE Itabira 2 e o fornecimento de energia 100% restabelecido”, completou.
A área de meteorologia da Cemig registrou a ocorrência de aproximadamente 150 raios apenas em Itabira durante a tempestade dessa terça-feira.
Episódio anterior
O episódio mais recente de falta de energia aconteceu exatamente na noite de Natal do ano passado, quando, por aproximadamente uma hora a população de Itabira, João Monlevade, Santa Maria de Itabira, Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas e Nova ficaram às escuras.