Após superarem seus adversários e conseguirem o acesso ao Módulo II, Valério e Mamoré medirão forças nas finais da Segundona Mineira, competição que equivale ao terceiro nível estadual. Tradicionais representantes do futebol do interior de Minas Gerais e velhos conhecidos, os dois clubes já se enfrentaram por 12 vezes em jogos oficiais ao longo da história, sendo 10 partidas na elite mineira e outras duas no Módulo II.
O histórico do duelo aponta um retrospecto favorável ao clube de Itabira: são 6 vitórias para o Valério, quatro vitórias para o Mamoré, além de dois empates. Curiosamente, as equipes nunca se enfrentaram na última divisão e as duas últimas partidas entre Dragão e Sapo aconteceram no Módulo II de 2006.
Naquele ano, as equipes se enfrentaram no hexagonal final da competição. Jogando em casa, no dia 1º de maio, o Mamoré foi superior e venceu por 4×0. Cinco dias depois, sofreu um 3×0 para o VEC em Itabira. Conrado, Helinho, Geovane, Cleomar e Leandro; China, Samis, Vander e Túlio (Arilson); Lico (Edilson) e Diego (Bruno) foram os escolhidos pelo treinador Celinho. Os gols do jogo foram marcados por Cleomar, Diego e Arilson.
Em campo, estarão em campo pelo menos 13 títulos conquistados pelos dois clubes: sete do Valério e seis do Mamoré. Por três vezes, o VEC foi Campeão do Interior da primeira divisão e já conquistou uma taça do Módulo II. Além disso, o clube de Itabira possui dois troféus do Torneio Início, dois do torneio Incentivo Mineiro e uma taça da Supercopa Minas Gerais (competições já extintas). Já o Mamoré ‘‘copou’’ por duas vezes a Segundona, duas vezes o Módulo II e outras duas o Campeonato Mineiro do Interior.
A meta agora é a taça
Depois de sofrer 3×1 para o América-TO, jogando em casa, muita gente já enxergava o Valério como eliminado na competição. No entanto, os comandados de Paulinho Guará protagonizaram uma partida épica no último sábado (18), vencendo o time de Teófilo Otoni por 2×0 no tempo normal e arrancando um 5×4 na disputa das penalidades. Com o resultado, chegaram ao fim os 13 anos do VEC na última divisão do futebol mineiro.
Na outra semifinal, com mais um grande público no estádio Bernardo Rubinger Queiroz, o Mamoré se classificou para as finais da Segundona após empatar com o Guarani por 2×2 no tempo regulamentar, com direito a golaços, virada e empate nos acréscimos. Nos pênaltis, vitória do ‘‘Sapo’’ por 5×4, com destaque para o goleiro Felipe Andrade, que substituiu o titular Viotti, que estava suspenso.
Por ter feito uma campanha inferior ao Mamoré na fase classificatória, a primeira partida da final será disputada em Itabira, nesta quinta-feira (23), às 15h. O horário foi definido pela Federação Mineira de Futebol. O jogo de volta acontece no próximo domingo (26), às 19h, em Patos de Minas.