O Hospital Imaculada Conceição (HIC), em Conceição do Mato Dentro, está em festa. Após 20 anos, a instituição reabriu as portas do Centro Cirúrgico na última segunda-feira (17). E para celebrar, a equipe médica realizou dois partos cesariana, depois de duas décadas sem o procedimento no município.
Os bebês
O bebê Ghael, filho do Ronaldo Ribeiro de Santana e da Sintia Gomes Silva foi o primeiro a nascer. Já passava das 11h, quando o menino esbravejou um choro forte, emocionando não apenas os pais, mas toda a equipe médica.
“É um meninão, nasceu grande e saudável. É meu segundo filho, estamos todos muito felizes com a chegada dele. O atendimento aqui no HIC está sendo excelente, a equipe toda nos tratou com muito acolhimento e carinho. É muito bom ver meu filho e minha esposa recebendo esses cuidados”, disse o pai do Ghael, de olhos vidrados observando o filho no berçário.
O segundo bebê, Walisson, veio ao mundo também por cesariana eletiva agendada. A mãe do pequeno Adriana da Silva Pires, disse antes do nascimento:“Estou ansiosa e muito feliz em poder ter o meu filho aqui…” . O pai do Walisson, o Warley Nascimento dos Santos, destacou a importância do retorno dos partos do HIC.
“Não vamos precisar pegar o carro para irmos a outra cidade, sem contar na economia, já que com isso gasta-se muito dinheiro. Tem também o desconforto que a mãe passa na estrada cheia de buraco, correndo risco de ganhar até antes da hora. Foi um ajuda para a cidade e para todos nós”, enalteceu.
Os dois bebês passam bem e devem receber alta até quinta-feira (20). Ghael nasceu com 3,715 kg e 50,5 cm, já Walisson tem 4,005 kg e 48,5 cm.
A equipe
O obstetra responsável pelos partos Drº Gilberto Brandão, com auxílio da Drª. Adriana Adriana Paula Alves dos Santos , comemorou a conquista do município. “Estar aqui hoje é motivo de muito orgulho pra mim e imagino que seja para todos os conceicionenses”, disse o médico. A Drª Adriana completou que: “o retorno do Bloco Cirúrgico foi um passo enorme que essa administração deu, estão todos de parabéns. Estou extremamente feliz em poder contribuir, o município só tem a ganhar. A gente vê a felicidade na gestante em saber que pode ser atendida na cidade dela, é muito gratificante. Além de fazer parte da vida delas durante o pré-natal, também podemos contribuir para o parto no município, passando mais segurança e aconchego”, reforçou a Drª Adriana.
Já a enfermeira do Bloco Cirúrgico Thaynara Zschaber, se diz honrada em trabalhar no HIC. “Sou muito feliz em fazer parte da equipe de Enfermagem do HIC que atua de forma humanizada, respeitando e atendendo sempre as vontades das gestantes. Realizamos os primeiros cuidados do recém-nascido ainda dentro do Bloco Cirúrgico e acompanhamos as puérperas na Sala de Recuperação Anestésica em seu pós operatório”, ponderou a enfermeira.
O pediatra Drº Henrique Mattos Machado lembra que é muito gratificante poder reconstruir um processo que já existiu no município. “Há 39 anos, quando nasci nesta cidade, nós víamos cesarianas em uma estrutura precária. E hoje a estrutura que temos não deixa a desejar para grandes hospital de BH e outros centros. A equipe que foi composta para os partos juntamente com a direção do hospital e secretaria de saúde falou a mesma língua, tudo fluiu. Isso mostra sintonia e o resultado foi o que vimos ontem: um sucesso. As famílias satisfeitas, os pais também e as crianças nasceram muito bem e com todo suporte necessário”, finalizou Drº Henrique
Partos e Cirurgias Eletivas
De acordo com a diretora do Hospital Imaculada Conceição Sheila Silva, as cesarianas que estavam suspensas desde os anos 2000, voltaram a ser agendadas no hospital Imaculada Conceição, garantindo mais conforto e segurança às mamães e aos bebês. “Certamente é um marco na saúde conceicionense. As gestantes hoje estão contando com o conforto de terem seus bebês na cidade e atendimento humanizado, que inclui a presença de acompanhante antes, durante e após do parto, além de uma equipe médica/técnica para o suporte necessário”, comemorou.
A secretária Municipal de Saúde Marizélia Radicchi informou que tanto os partos como demais procedimentos de pequena e média complexidade serão realizados no HIC por meio de agendamento encaminhados pela da Secretaria Municipal de Saúde.”Essa conquista se tornou possível após obtenção do alvará sanitário do Bloco Cirúrgico em dezembro de 2019, após vasto esforço de toda equipe do HIC”, elogiou Marizélia.