A Toyota cumpre o prometido em abril de 2022 e encerra suas atividades no Brasil, na única unidade da empresa fora do Japão. A montadora estava estabelecida em São Bernardo do Campo há 61 anos, onde por muito tempo abrigou também a sede administrativa, no ABC paulista.
A programação do encerramento das atividades estava prevista para começar em dezembro passado, terminando em novembro de 2023. Esse dia chegou. No Brasil, a montadora já não produzia veículos há muito tempo.
A indústria chegou ao Brasil em 1958, com uma linha de montagem instalada em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1960, a empresa adquiriu o terreno da SBC para construção de sua primeira fábrica fora do Japão, com suas atividades sendo iniciadas em 1962, com o icônico Bandeirante produzido nessa planta.
A produção do Bandeirante foi interrompida em 2001 e, desde então, a fábrica passou a produzir apenas componentes para suas linhas de montagens da Argentina e Estados Unidos, além de produzir peças de reposição para veículos fora de linha.
A sede da Toyota ficava em São Bernardo do Campo, mas em 2021 foi transferida para Sorocaba, também em São Paulo. A montadora mantém uma fábrica em Indaiatuba, desde 1998, com a produção do Corolla, e outra em Porto Feliz, desde 2016, ambas no interior paulista e que produzem somente motores.
Foram desligados 150 funcionários da empresa na última quinta-feira (16), da fábrica de São Bernardo, mas, ainda em 2022, a empresa havia declarado que remanejaria todos os 550 trabalhadores para outras unidades fabris.
Somente 120 deles aceitaram a proposta, enquanto os outros foram demitidos. As últimas peças foram produzidas no dia 11 de novembro.