Site icon DeFato Online

Após conquistar 17 pódios em 17 disputas, Maycon Costa avalia sua temporada no mountain bike

Foto: Acervo Maycon Costa

2023 foi um ano muito especial para Maycon Francis Costa, atleta monlevadense de Mountain Bike, que conseguiu resultados expressivos ao longo da temporada. Em 2023, apenas dois anos após voltar à prática do esporte, Maycon alcançou 17 pódios em 17 disputas, desempenho que atesta a consistência e dedicação nos treinos e em cada pedalada ao longo da temporada. No próximo dia 20, às 17h30, Maycon receberá da Câmara Municipal de João Monlevade, uma Moção de Aplausos pelo seu ”excepcional destaque no mountain bike (MTB), marcado pela dedicação, superação e conquistas, inspirando futuras gerações de atletas e enaltecendo com muito orgulho o nome da cidade”.

Para ele, ‘‘isso representa não apenas a busca pela excelência, mas também a capacidade de me superar em diferentes cenários competitivos’’. Maycon Costa participou de provas em diversas modalidades: XCC (Cross-Country Curto), XCO (Cross-Country Olímpico), XCM (Maratona Cross-Country), XCP (Circuito de Pontos) e Road. 

Segundo o ciclista, cada prova proporcionou desafios únicos, testando sua versatilidade e habilidades como atleta, mas o destaque indiscutível em 2023 foi a conquista da Internacional Chaoyang. A jornada foi composta por três etapas em cidades igualmente desafiadoras: Itabirito, Ouro Branco e Arcos. 

‘‘Participar de nove provas em três categorias diferentes e emergir como campeão da categoria é, sem dúvida, o ponto alto da minha temporada. Esta prova, reconhecida como uma das principais do mountain bike no Brasil, ofereceu 183 km de pura emoção, exigindo não apenas habilidade técnica, mas também uma dose significativa de resistência’’, celebra. 

Com o fim da temporada de competições, Maycon analisa o momento como uma transição para a próxima fase do seu percurso esportivo. ‘‘Já iniciei a fase de treinamento intensivo para consolidar lições e fortalecer as bases para os desafios de 2024. Cada treino será uma oportunidade de aprimorar técnicas e elevar a resistência’’. Agora, o ciclista está buscando patrocinadores que possam contribuir com seu crescimento no ciclismo de alto rendimento. 

Foto: Maycon Costa

‘‘Estou motivado a evoluir, alcançar novos patamares e pedalar rumo aos desafios que o próximo capítulo reserva’’, finaliza Maycon, com muita satisfação pelo seu desempenho.

Maycon tem 32 anos e é analista de sistemas. Natural de João Monlevade, o atleta começou sua trajetória no esporte aos 14 anos, e foi competindo até aos 17. Durante sua época de ‘Juvenil’, venceu torneios e alcançou o 1º lugar no Ranking Mineiro durante um período. 

‘‘Na época o esporte não era tão popular como hoje, então parei para fazer faculdade e atuar na área. Sempre continuei praticando esportes, mas nenhum com foco em competições’’. O retorno ao MTB veio durante a pandemia, em agosto de 2021. Meses após – em novembro – veio a primeira disputa, na edição do XTerra de Itabira. ‘‘2021 foi um ano de muita superação para chegar em um peso aceitável para o esporte e readaptação do corpo’’.  Em 2022 Maycon participou de 9 competições, chegando ao pódio em 7 e vencendo por pontos, a sua categoria na Copa Minas, após 5 etapas do torneio. 

 

Exit mobile version