Site icon DeFato Online

Após desfiliação do União Brasil, ministra do Turismo é pressionada para deixar o cargo

O líder do União Brasil na Câmara dos deputados, Elmar Nascimento (BA), afirmou, na última terça-feira (13), não haver expectativa de prazo para a demissão de Daniela Carneiro do cargo de ministra do Turismo, colocando em seu lugar um nome indicado pela bancada de deputados federais da legenda. O nome escolhido, a princípio, é o de Celso Sabino, deputado pelo Pará.

O partido tem intensificado suas articulações nas últimas semanas para pressionar pela saída da ministra. Daniela pediu à Justiça Eleitoral a desfiliação da legenda, mas não tem o apoio da maioria dos seus colegas de partido.

Por outro lado, o Planalto avalia que o União Brasil, que conta com outros dois possíveis nomes para a vaga, não têm se empenhado o suficiente no Congresso Nacional nas matérias de interesse do governo.

Sobre o caso, Elmar declarou que “quem tem legitimidade para escolher ministro, nomear ministro, demitir ministro é o presidente Lula. Quando e se ele achar que deve, ele vai nos chamar. Há, entre nós e o governo, uma concordância de que a forma como foi concluído no início do mandato, não foi a mais adequada. Porque não houve a legitimação da bancada, e se quer fazer a coisa de forma diferente agora. O governo compreende dessa forma, nós compreendemos dessa forma”, declarou.

Segundo Elmar, de toda forma, “primeiro tem que resolver entre Lula e Daniela, se vão tirá-la ou não”.

Daniela Carneiro se reuniu com o presidente Lula, que decidiu, por enquanto, mantê-la no cargo. Em audiência na Câmara, sobre turismo no Brasil e prioridades da pasta, a ministra deixou claro que sua permanência ou não no ministério depende do presidente Lula.

Exit mobile version