Uma criança de apenas 5 meses de idade foi socorrida por policiais militares na madrugada desta segunda-feira (24), em João Monlevade, após ter engasgado e desmaiado. Os pais do bebê compareceram à 17ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) por volta de 1h10, sem que ele emitisse sons e aparentemente sem respirar.
De imediato, o sargento Magalhães realizou a manobra de Heimlich na criança, fazendo com que ela voltasse a respirar e começasse a chorar. Em seguida, o policial levou a criança no colo, acompanhado dos pais, até o Hospital Municipal Margarida para atendimento médico.
Durante o trajeto, o cabo Chrystian conduziu a viatura de forma rápida e segura, enquanto o sargento monitorava o quadro de saúde do bebê, observando sua respiração e levantando informações com os pais, como alimentos ingeridos e procedimentos realizados.
Ao chegarem ao hospital, o bebê foi entregue aos cuidados do pediatra, que o atendeu e deixou em observação médica até às 8h da manhã, conforme registro no prontuário médico.
Além de socorrer a criança, os policiais orientaram os pais sobre como proceder em caso de engasgo ou situação semelhante, ensinando os procedimentos da manobra de Heimlich. O rápido atendimento dos militares foi fundamental para evitar maiores riscos à saúde do bebê.