A agência da Caixa Econômica Federal de Itabira normalizou o atendimento ao público nesta segunda-feira (13). O banco havia suspendido o funcionamento interno desde quinta-feira (9), após uma colaboradora apresentar suspeita de coronavírus (Covid-19). A agência bancária ficou fechada por cinco dias, período quando foi realizada a higienização do ambiente. Quem precisou dos serviços bancários hoje enfrentou uma longa fila do lado de fora, que dobrava a esquina já na rua Irmãos D’Caux.
Na fila, idosos, adultos e crianças, a maioria sem manter a distância mínima de 1,5 metro, conforme recomendado pelas autoridades em saúde. Algumas pessoas se apoiavam no corrimão. Na porta do banco, uma funcionária, protegida com máscara, controlava o acesso à agência.
O movimento na manhã desta segunda era intenso desde bem cedo. A jornalista Liliene Dante contou que esteve na Caixa Econômica Federal por volta de 8h. Nesse horário, apenas o autoatendimento funcionava. No entanto, a fila do lado de fora da agência já era grande.
“Fui para o meu pai. Ele não pode sair de jeito nenhum nessa pandemia. Além da absurda fila do lado de fora e todo mundo grudado como uma grande família amorosa, imagine você que nem álcool gel a Caixa Econômica Federal disponibilizou para que os usuários façam, ao menos, a assepsia das mãos antes e depois de precisarem “bater o dedão” naquelas teclas possivelmente imundas e jamais higienizadas”, comentou a jornalista.
De acordo com recomendação expedida pelo Ministério Público de Itabira, álcool em gel deve ser disponibilizados nas mesas de atendimento e também em cada um dos caixas eletrônicos. Em intervalos de no máximo duas horas, os caixas eletrônicos devem ser higienizados com desinfetantes ou álcool 70%, principalmente teclas e local para posição da digital.
Coronavírus descartado
Segundo a gerência da Caixa Econômica Federal em Itabira, a funcionária da agência realizou um teste rápido e foi descartada a suspeita de coronavírus. O resultado do exame saiu no sábado (11). Ele garantiu que todas as medidas preventivas para manter a segurança dos colaboradores e clientes têm sido tomadas desde o início da pandemia.